Metrô: Companhia reinicia a venda do bilhete escolar

Confira como obter a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano

dom, 06/08/2006 - 16h48 | Do Portal do Governo

A partir desta semana, o Metrô reinicia a venda de bilhetes escolares em suas 35 bilheterias especiais distribuídas pelo sistema.  A previsão é que 130 mil pessoas, entre estudantes e professores que já obtiveram a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano, no ano letivo de 2006, adquiram a cota deste mês de agosto.

Os alunos que começam o ano letivo neste semestre e ainda não possuem a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano poderão solicitá-la solicitando junto à sua instituição de ensino.

Têm direito ao benefício os alunos regularmente matriculados  na rede de ensino de educação infantil; ensino fundamental (regular e supletivo); ensino médio (regular e supletivo), cursos profissionalizantes de nível técnico, nos temos do Decreto Federal 5154, de 23/07/2004, equivalentes ao ensino médio, autorizados pelos órgãos competentes; regulares de educação profissional, ministrados por escolas oficiais, oficializadas ou reconhecidas, com duração mínima de dois anos; de ensino superior, ministrados pelas universidades e faculdades públicas ou privadas, autorizadas pelo Ministério da Educação; de pós-graduação, autorizados pelo Ministério da Educação, e que utilizem o sistema metroviário no trajeto compreendido entre a residência e a escola e vice-versa.

Como obter a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano  

Para a obtenção da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano, o aluno ou professor deverá verificar se a instituição de ensino em que estuda ou trabalha é cadastrada junto à Companhia do Metrô. Se a institição de ensino for cadastrada, a pessoa interessada deverá preencher o requerimento e efetuar o depósito de R$ 6,50 (seis reais e cinquenta centavos), a título de taxa anual, no Banco Nossa Caixa S/A.

Os procedimentos para obtenção desse benefício, que dá direito ao estudante ou professor adquirir os bilhetes escolares de Metrô com redução de 50% na tarifa, poderão ser consultados no site www.metro.sp.gov.br.

Os bilhetes escolares podem ser adquiridos em 35 das 54 estações do sistema. Na Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi) podem ser adquiridos nas estações Parada Inglesa, Santana, Carandiru, Tiradentes, Luz, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas e Conceição. Na Linha 2-Verde (Imigrantes – Vila Madalena), nas estações Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, Clínicas, Santuário Nossa Senhora de Fátima/Sumaré e Vila Madalena. Na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), nas estações Marechal Deodoro, Santa Cecília, Pedro II, Brás, Bresser, Belém, Carrão, Penha, Vila Matilde, Guilhermina/Esperança e Patriarca. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), nas estações Vila das Belezas e Largo Treze.

Para maior comodidade, o Metrô recomenda que os interessados consultem o horário de funcionamento das bilheterias escolares, na Central de Informações do Metrô, pelo fone 08007707722.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô