Metrô: Companhia do Metropolitano realiza amanhã simulado de incêndio na Estação São Joaquim

Antes do início do exercício, usuários serão informados sobre o treinamento por meio do sistema de som de todas as 54 estações

seg, 04/12/2006 - 18h14 | Do Portal do Governo

O Metrô realiza, nesta terça-feira (5/12), às 10h45, simulado de incêndio e Salvamento na Estação São Joaquim, da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi). Antes do início do exercício preventivo, os usuários do Metrô serão informados sobre esse treinamento por meio do sistema de som de todas as 54 estações e dos trens.

A simulação do princípio de incêndio ocorrerá por um curto-circuito no painel de alimentação elétrica localizado no interior da casa de máquinas de uma escada rolante da estação São Joaquim. Para obter a fumaça necessária ao treinamento será usada uma máquina portátil de geração de fumaça.

Roteiro do simulado

De acordo com o roteiro, cinco atores participarão como figurantes no simulado de incêndio. Dois dos figurantes estarão trabalhando na casa de máquinas, sendo que um deles, depois de sofrer queimaduras e asfixiamento, será socorrido pelos bombeiros e o outro pela Brigada de Incêndio da estação. Os demais figurantes, atuando como “usuários”, estarão na plataforma e serão vítimas de mal-súbito. Eles serão conduzidos até o Posto de Triagem para atendimento a ser realizado pelos brigadistas.

A previsão é de que toda esta movimentação dure cerca de quinze minutos. Após a realização do simulado, o Metrô e o Corpo de Bombeiros avaliarão o exercício. O simulado vai envolver, além dos funcionários do Metrô e bombeiros, integrantes da Defesa Civil e CET, totalizando 50 participantes.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô