Metrô: Companhia apóia lançamento de Guia que incentiva o uso do Metrô para conhecer a cidade

Guia “São Paulo a Cada Estação” será lançado na quarta-feira, dia 23/8, às 19 horas, no Museu da Casa Brasileira

dom, 20/08/2006 - 9h20 | Do Portal do Governo

O Metrô apoia o lançamento do guia cultural “São Paulo a Cada Estação”, que foi produzido pela Empresa das Artes e patrocinado pela Sabesp. O evento será realizado na quarta-feira, dia 23/8, às 19 horas, no Museu da Casa Brasileira, localizado na Avenida Faria Lima, 2.705.

A proposta do guia é valorizar e preservar o patrimônio da cidade, além de incentivar a idéia de que o Metrô é a melhor opção para quem quer conhecer a cidade. O guia estará à venda nas principais livrarias, bancas de jornal da cidade e no balcão do Turismetrô, na estação Sé.

O guia “São Paulo a Cada Estação” contém os principais pontos turísticos e culturais próximos às 54 estações do Metrô, onde paulistanos e turistas podem consultar opções de lazer e diversão.  O exemplar  tem formato 10,5 cm por 21,0 cm, é composto de 408 páginas com textos informativos e mais de 800 imagens.

A publicação está organizada por sessões como: datas históricas de São Paulo, as influências dos imigrantes, personagens paulistanos, culinária, arquitetura, literatura, pontos turísticos, igrejas/templos, parques, teatros/casa de espetáculos, cinemas, feiras, esportes, ruas de compras, restaurantes, hotéis, bares/restaurantes, hospedagens, calendário de eventos e endereço bairro a bairro.

Cada atrativo do guia contém uma ficha técnica, que descreve as curiosidades do lugar, as estações de Metrô e trem mais próximas, linhas de ônibus, endereço, horário de funcionamento, preços dos ingressos. Além disso, cada ponto turístico apresenta um Mapa de Arredores.

A produção do guia contou com o apoio da Alstom do Brasil, Carbocloro, Passareli e Tarjab. A venda, no dia do evento, será revertida à Associação dos Amigos da Estação Especial da Lapa, entidade voltada às pessoas com deficiência.

Arte no Metrô

O guia “São Paulo a Cada Estação” dedica uma sessão para o “Projeto Arte no Metrô”, que atualmente abriga 84 obras de arte, distribuídas em 30 estações. Participam do projeto 58 artistas renomados como Maria Bonomi, Alex Flemming, Tomie Otake, Mauro Gruber, Gontran Guanaes, Aldemir Martins e outros.

Ao consultar o guia, turistas e paulistanos poderão ter a dica de qual o melhor roteiro para aproveitar as obras de arte no subterrâneo de São Paulo. Com apenas uma tarifa (R$ 2,10), é possível observar 14 esculturas, 10 murais, 20 painéis, 14 pinturas sobre tela e oito instalações.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.