Metrô comemora quatro anos do projeto Embarque na Leitura

Projeto da primeira biblioteca, na estação Paraíso, foi uma parceria entre o Metrô de São Paulo e o Instituto Brasil Leitor

dom, 07/09/2008 - 15h41 | Do Portal do Governo

Neste mês de setembro o Metrô está comemorando quatro anos do projeto “Embarque na Leitura”, que visa ampliar o acesso à cultura a todos os usuários que se interessam por uma boa leitura. O projeto da primeira biblioteca, na estação Paraíso, foi uma parceria entre o Metrô de São Paulo e o Instituto Brasil Leitor – criador e gestor das bibliotecas – em 1º de setembro de 2004. Depois vieram as unidades das estações Tatuapé, Luz, Largo Treze e Santa Cecília.

Hoje, as cinco bibliotecas do Metrô já contam com mais de 31 mil sócios e um acervo de 17.365 livros. Em quatro anos, foram realizados quase 270 mil empréstimos de livros, sendo a Estação Paraíso líder desta estatística com 137 mil empréstimos. Para se cadastrarem e receberem a carteirinha, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais. Só poderá ser retirado um livro por vez. O empréstimo, gratuito, pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Os livros devem ser devolvidos em 10 dias, em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral da biblioteca. Atenção: os livros retirados na Estação Paraíso não podem ser devolvidos nas outras unidades (Tatuapé, Luz, Largo Treze ou Santa Cecília) e vice-versa.

Contação de Histórias, Música e Brindes

Neste mês de aniversário, as bibliotecas “Embarque na Leitura” contam com uma agenda cheia de atividades  ligadas à literatura, como tarde de autógrafos, conversa com escritores, contadores de história e distribuição de livros.

Os artistas Débora e Júlio D’Zambê são os responsáveis pelo espetáculo “Sansakroma”. Eles misturam contação de histórias, literatura de cordel e muita música. Débora, além de tocar flauta, é pedagoga, artista plástica, ilustradora e escritora. Júlio, por sua vez, é maestro, percussionista e especialista em contar histórias. Os dois apresentam-se nos dias 11 de setembro, na Estação Paraíso; e 18 de setembro, na Estação Tatuapé. Sempre às 15 horas.

No dia 1º de setembro, houve distribuição de pães de mel para as pessoas que retiraram livros nas bibliotecas das estações Paraíso, Tatuapé e Luz. Durante todo mês, o usuário que se inscrever numa dessas três unidades e fizer um empréstimo de livro concorrerá a um prêmio que será sorteado no dia 30.

Do Metrô

(S.M.)