Metrô comemora 35 anos e entrega 6° novo trem para população

Outras dez composições vão entrar em funcionamento nos próximos meses

dom, 13/09/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo completa 35 anos de operação comercial nessa segunda-feira, 14. Mais antigo do país, o Metrô deve alcançar a marca de 18,9 bilhões de passageiros transportados, quase três vezes a população da Terra, na segunda-feira. Para comemorar a data, o órgão entrega o 6° novo trem da Linha 2- Verde. Com quatro linhas e 127 trens, o sistema transporta cerca de 3,3 milhões de pessoas todos os dias.

O trem de número 6 vai se juntar às outras cinco novas composições que já estão rodando. A cerimônia de entrega, que será às 15h na estação Paraíso, terá a participação do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e do presidente do Metrô, José Jorge Fagali. Com capacidade para transportar dois mil passageiros, esse novo trem integra um grupo de 47 que entrarão em circulação até 2010, como parte do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos.

As novas composições possuem novidades que aumentam o conforto e a segurança dos passageiros. Há ar condicionado em todos os vagões, o nível de ruído foi reduzido, as portas são mais largas para facilitar o embarque e desembarque, quatro câmeras de segurança internas e uma externa monitoram a operação em cada vagão e os freios são antideslizantes e antiderrapantes, o que garante uma parada suave. Na parte externa, o design mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde completam as mudanças.

História do Metrô

A Companhia foi fundada em 1968. Em 14 de setembro de 1974, entrou em funcionamento o primeiro trecho, de sete quilômetros, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. Na época, o Metrô ficava aberto de segunda à sexta-feira, das 9h às 13h, transportando pouco mais de 2,5 mil pessoas. De lá para cá, a rede cresceu para os atuais 61,3 quilômetros, com 55 estações e com 11,7 milhões de usuários por quilômetro de linha.

O Metrô passa por uma auditoria internacional, anualmente, e é considerado um dos mais eficientes e seguros do mundo. Também lidera a pesquisa “Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo”, realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Numa enquete mais recente, feita em 2008 pela LPM-Pesquisas, alcançou 82% de avaliação excelente/bom.

Expansão

Hoje, o Metrô passa pela maior transformação de sua história. Três novas linhas estão em construção. Outras quatro em fase de projeto. Desta forma, até 2010 a abrangência da rede será quadriplicada. Além disso, 41 novos trens estão a caminho (cinco já foram entregues) e 98 da frota atual passarão por uma reforma completa. O investimento faz parte do pacote de R$ 20 bilhões do Governo do Estado, por meio do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos.

Do Metrô