Metrô: Começa pré-montagem do Megatatuzão

Equipamento vai instalar anéis de revestimento de concreto no trecho entre as estações Faria Lima e Luz

ter, 05/09/2006 - 17h16 | Do Portal do Governo

Durante o mês de setembro, o megatatuzão da linha 4- Amarela do Metrô passará por um processo de pré-montagem para formar 13 peças grandes que serão levadas para a montagem definitiva desta máquina ´shield´, no poço de obras da futura estação Faria Lima, no largo da Batata.

Na montagem final, a cabeça de corte, com 9,50 metros de diâmetro, e os motores, que pesam 105 toneladas, serão acoplados à cauda, ao ´backup` e à esteira rolante, partes que compõem a máquina ´shield´, que montada pesa 1.800 toneladas.

As últimas seis carretas contendo as partes maiores do megatatuzão chegaram no dia 31 de agosto ao canteiro de obras do Consórcio Via Amarela, responsável pela execução da obra. Elas fizeram parte do comboio de 23 carretas com excesso lateral que trouxeram mais de 900 toneladas da máquina do Porto de Santos, após viagem com origem na Alemanha.

Revestimento dos túneis

O megatatuzão, à medida que irá escavar os túneis da Linha 4 – Amarela, no trecho entre as estações Faria Lima e Luz, instalará os anéis de revestimento de concreto, deixando os túneis prontos para a montagem dos trilhos e implantação da sinalização, que possibilitarão a movimentação dos trens, em 2008.

Para fazer o revestimento dos 6,4 quilômetros que serão perfurados pelo megatatuzão, cerca de 4.500 anéis de concreto, com 30 toneladas cada, vão ser utilizados. Esses anéis são divididos em oito segmentos e aparafusados entre si, no local.

No canteiro de obras do Consórcio Via Amarela, próximo ao Parque Villa Lobos está sendo montada uma fábrica dos anéis de concreto, onde 36 formas, importadas da Itália, vão produzir 90 segmentos, ou 10 anéis de revestimento por dia. Os segmentos serão feitos em concreto reforçado com fibras de aço e a secagem das peças será em câmaras a vapor, em alta temperatura, para evitar deformações.
Do Metrô