Metrô: Bilhete Único Integrado tem boa avaliação

Pesquisa revela que maioria dos usuários aprova os serviços oferecidos pelo Metrô após a implantação do bilhete único integrado

ter, 01/08/2006 - 10h57 | Do Portal do Governo

Entre os dias 5 e 14 de junho, foi realizada uma pesquisa para avaliar a eficácia da Campanha de Utilização do Bilhete Único no Metrô e constatou-se que 72% dos entrevistados consideraram o serviço oferecido como muito bom e bom. 

A pesquisa aponta, além do serviço do Metrô, o nível de retenção das informações divulgadas pela campanha e quais as modificações ocorridas após a implantação do bilhete. Os dados foram coletados por profissionais autônomos treinados para a elaboração do relatório. 

De acordo com a pesquisa, 46% dos entrevistados se lembram dos avisos da campanha, sendo que 54% foram da Linha 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda – Corinthians/Itaquera), 43% da Linha 2-Verde (Imigrantes – Vila Madalena) e 39% da Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi). Do total, 65% se lembraram da campanha quando estavam utilizando o bilhete no momento de passar pelo bloqueio.

A enquete também observou que 79% dos usuários acham que os meios utilizados para a orientação do uso do bilhete único foram suficientes. Os folhetos tiveram o maior alcance entre os usuários, seguidos pelos cartazes e faixas em cima dos bloqueios das estações.

Outro dado importante foi que 52% aprovam a facilidade de comprar bilhetes nas dependências do Metrô. Apesar disso, para 46% dos entrevistados, o embarque nos trens permaneceu igual, assim como o desembarque (61%).

Campanha do Bilhete Único Integrado

A Campanha de Utilização do Bilhete Único começou a ser divulgada em janeiro, logo após a implantação dos validadores na Linha 2-Verde, em 30 de dezembro de 2005.

A divulgação foi feita através da distribuição de folhetos, exposição de banners e mensagens sonoras nas estações, orientando o uso do bilhete nos validadores e qual outro meio de transporte também pode ser acessado por ele.

Desde maio deste ano, todas as 54 estações do Metrô já possuem os validadores do bilhete único.

Do Departamento de Imprensa Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.