Metrô: Bilhete Único é liberado em todas as Estações da Linha 3

Será a partir deste sábado, 22 de abril

qua, 19/04/2006 - 13h51 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado, dia 22 de abril, mais cinco estações do Metrô passarão a aceitar o Bilhete Único. Agora, o novo sistema entrará em operação nas estações Pedro II, Anhangabaú, República, Santa Cecília e Marechal Deodoro da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda), por onde, diariamente, embarcam no sistema metroviário cerca de 186 mil usuários. 

Com a utilização do cartão magnético liberada em mais estas cinco estações, toda a Linha 3 do Metrô passará a estar integrada com o Bilhete Único. A previsão inicial do Metrô era de que a integração na Linha 3 fosse concluída até o próximo dia 29.

Atualmente, a utilização do Bilhete Único no Metrô está liberada em todas as 23 estações da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), nas 9 estações em operação da Linha 2-Verde (Ana Rosa-Imigrantes) e em 13 das 18 estações da Linha 3-Vermelha. 

A última fase de implantação dos validadores do Bilhete Único ocorrerá na Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze). Nas seis estações desta linha, serão instalados 28 validadores, que deverão entrar em operação até o final da primeira quinzena de maio.

Transferências gratuitas

Mesmo com a implantação do Bilhete Único no sistema metroviário, todos os benefícios atuais concedidos aos passageiros continuam garantidos. As transferências gratuitas entre o Metrô e os trens da CPTM (que ocorrem atualmente nas estações Brás, Luz, Barra Funda e Santo Amaro), assim como na ponte ORCA, continuarão existindo nos moldes atuais. 

Além disso, as gratuidades e passes especiais vigentes no Metrô continuam valendo com os mesmos bilhetes e condições oferecidas. Vale lembrar que o valor da tarifa integrada do Bilhete Único é de R$ 3,00 e dá direito a até quatro viagens, no período de duas horas, sendo um embarque no Metrô ou nos trens da CPTM e outros três nos ônibus municipais. 

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.C.