Metrô avança obras na Linha 4

A operação foi realizada esta manhã no Largo da Batata, em Pinheiros

ter, 07/11/2006 - 13h03 | Do Portal do Governo

As obras da Linha 4 do Metrô, no Largo da Batata, em Pinheiros, avançaram mais uma etapa nesta terça-feira (7) com a instalação da roda de corte na frente do “megatatuzão”, máquina responsável pelas escavações e revestimento das paredes do túnel. O equipamento está sendo montado no piso da futura estação Faria Lima.

O “megatatuzão” tem 180 toneladas, o equivalente ao peso de 187 carros populares. A supermáquina de fabricação alemã custou R$ 81 milhões e quando entrar em operação, o que deve acontecer no próximo mês, vai escavar e revestir, em média, 14 metros de túnel por dia.

“É um passo importante para o desenvolvimento das obras da Linha 4, que está sendo executada em toda a sua extensão, de Vila Sônia a Luz, com 27 frentes de trabalho” destacou o secretário Jurandir Fernandes.

O “megatatuzação” da Linha 4 do Metrô de São Paulo será o maior em operação na América Latina. Além de escavar o túnel, que abrigará as duas vias da Linha 4-Amarela, a máquina também executará o seu revestimento, que será feito com anéis de concreto. O túnel estará pronto para a montagem dos trilhos e instalação dos sistemas de sinalização e de comunicação.

Para o presidente do Metrô, Luiz Carlos David, a primeira etapa da Linha 4, chamada de “linha da integração”, está prevista para dezembro de 2008, com uma frota de 14 trens (de 6 carros cada um).