Metrô avança com as obras da Linha 5-Lilás de Adolfo Pinheiro até Chácara Klabin

Canteiros das obras começarão a ser instalados a partir desta sexta, 20

qui, 19/05/2011 - 18h30 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô decidiu avançar com as obras da Linha 5 – Lilás, da estação Adolfo Pinheiro até Chácara Klabin. O trecho, de 10,4 quilômetros e 11 estações, atende os bairros de Santo Amaro, Moema, Ibirapuera e Vila Mariana. Os canteiros das obras começarão a ser instalados a partir desta sexta, 20.

Quando concluída, a Linha 5-Lilás atenderá diariamente mais de 700 mil pessoas, conectando o Capão Redondo, na zona sul, a Chácara Klabin, na Vila Mariana, com 19,8 quilômetros de extensão e 17 estações.

A nova linha, já integrada à Linha 9 – Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos- CPTM, em Santo Amaro, também fará conexão com a futura Linha 17 – Ouro (monotrilho que passará por Jabaquara, Aeroporto de Congonhas, Paraisópolis e estação São Paulo-Morumbi), na estação Água Espraiada, com a Linha 1 – Azul, na estação Santa Cruz, e com a Linha 2- Verde, na estação Chácara Klabin.

Os contratos da Linha 5- Lilás referentes aos lotes de 2 a 8, para construção das obras civis, acabamento e via permanente, assinados no dia 20 de outubro de 2010, haviam sido suspensos pelo Metrô em 8 de dezembro. Diante da falta de elementos para invalidar o processo licitatório e após rigoroso processo de avaliação, o Metrô concluiu pela continuidade das obras da Linha 5, de importância significativa para toda a população de São Paulo.

Do Metrô