Metrô apóia a Campanha de Combate à Enurese Noturna

O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas realizará neste sábado, dia 2, um mutirão para combater o "xixi na cama"

sáb, 02/06/2007 - 7h01 | Do Portal do Governo

O Metrô apóia a “Campanha de Combate à Enurese Noturna”, disfunção mais conhecida por “xixi na cama”. A iniciativa será realizada pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, neste sábado, dia 2, das 8h ao meio-dia,na estação Luz do Metrô. O principal objetivo dessa campanha é atender o maior número de crianças para fazer a avaliação e, caso haja necessidade, encaminhá-las para tratamento gratuito no Instituto.

Durante o mutirão, seis médicos, um enfermeiro e dois nutricionistas vão verificar peso, altura e pressão, além de avaliar cada caso em particular desse problema que atinge uma parcela significativa de crianças.

A enurese noturna não ocorre apenas em crianças, aflige também milhares de adolescentes e até adultos no mundo inteiro. Conforme a bexiga vai enchendo, ocorre a dilatação e a vontade de liberar o líquido. No entanto, esse sinal que indica o momento de urinar não é percebido quando a criança está dormindo. A falta desse controle afeta o desenvolvimento e a auto-estima do indivíduo em formação.

Há ainda casos de despreparo dos pais, que tratam com violência os filhos e, erroneamente, muitos acreditam que a preguiça da criança é a causadora do “xixi na cama”. Após estudos e diagnósticos foi verificado que a enurese noturna poder ter diversas causas e a criança não é culpada por não conseguir controlar a urina durante o sono.

O Metrô de São Paulo e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas abrem esse espaço para pais e crianças se informarem sobre o problema. Haverá distribuição de material educativo e didático para conhecimento da população a respeito do “xixi na cama”.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

(R.A.)