Metrô ‘adota’ usuários para avaliar resultados do Plano de Expansão

Programa abrange o levantamento periódico de opiniões sobre ganho de tempo e conforto

ter, 19/08/2008 - 8h55 | Do Portal do Governo

Diariamente, por volta das 7h30 da manhã, o assistente de redes Evandro de Araújo, de 30 anos, vai de trem de Osasco, onde mora, até o bairro do Grajaú, na zona sul. Lá, pega o ônibus que o leva à Avenida Santo Amaro, onde trabalha. No mesmo horário, o editor de VT Rogério Antonio Mazzaro, 32 anos, utiliza o Metrô para ir da Estação Alto do Ipiranga até a Trianon-Masp.

Da experiência pessoal de uso do transporte público, ambos formaram um diagnóstico do que necessita ou não ser melhorado. É o acesso a essas informações que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) tem como meta no programa Adote um Usuário, iniciado em julho deste ano. A iniciativa pretende verificar o ganho de tempo e de conforto dos passageiros com a execução do Plano de Expansão do Transporte Público da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Para isso, além de Evandro e Rogério, mais 28 usuários serão ouvidos periodicamente por dez funcionários da companhia. Eles avaliarão os serviços e darão sugestões por meio de pesquisas e encontros mensais até 2010. “O Adote um Usuário é um canal de comunicação direta entre os funcionários e os cidadãos. Surgiu da necessidade de observar a efetividade das mudanças decorrentes do Plano de Expansão para a melhoria da qualidade de vida”, informa o gerente de comunicação e marketing do Metrô, Marcelo Borg.

Aplicações – Ele considera fundamental esse acompanhamento no momento em que estão sendo feitos grandes investimentos no sistema de transporte metropolitano com essa finalidade. “Serão aplicados R$ 19 bilhões”, informa Borg. Os recursos contemplam as obras de expansão das linhas de Metrô (com aumento de cerca de quatro vezes, de 61,3 para mais de 240 quilômetros), aquisição de veículos – 99 trens de última geração para Metrô e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – e construção de corredores de ônibus (75 quilômetros), entre outras.

“Por exemplo, esses estudos vão mostrar se, no final do plano, vai concretizar-se o objetivo de redução de 25% no tempo gasto no transporte metropolitano”, diz. O ponto de partida da iniciativa é um questionário-base, já respondido pelos 30 participantes. Abrange questões relacionadas aos itinerários, conhecimento do Plano de Expansão e grau de satisfação quanto ao serviço. A comparação das respostas com o passar do tempo será uma forma de observar se houve realmente melhorias resultantes das providências adotadas.

Roteiros e usos – Para a escolha dos participantes do Adote um Usuário foi levada em conta principalmente a abrangência de roteiros e usos. A intenção é fazer um amplo mapeamento. Os funcionários do Metrô usaram diferentes recursos para levantar as informações e os contatos dos usuários. Rogério Mazzaro foi localizado por meio do cadastro do Cartão Fidelidade do Metrô.

“Quando me procuraram, gostei da idéia e não hesitei em participar. É importante que haja espaço para a população opinar”, diz. Ele lembra que desde a primeira reunião o trabalho foi produtivo e que várias pessoas apresentaram sugestões. Entre elas, a da criação de banheiros públicos nas estações de Metrô e mais informações nos trens, por exemplo, sobre os motivos de uma parada da composição.

Evandro de Araújo também opinou. Disse que os trens circulam muito cheios, mesmo com o grande número de unidades à disposição no horário em que utiliza. “Passa um atrás do outro, mas muito lotados”, lamenta. “Poderiam acrescentar mais vagões”, sugere. Já os ônibus demoram, além das poucas unidades disponíveis, diz Evandro, escolhido para ser um dos adotados após dar entrevista sobre transporte público para um programa de TV.

A estudante Jéssica Ganisi Ferreira, 19 anos, foi convidada para o Adote um Usuário por um conhecido, funcionário do próprio Metrô. No uso de Metrô e ônibus para ir à faculdade e ao treino de kung fu sentia falta de recipientes para lixo. “Dei a sugestão e acho que acataram, porque tenho notado maior número deles”, conta a moradora do Alto de Pinheiros que circula rotineiramente até a Vila Mariana. O primeiro encontro do programa (no dia 6 de julho) foi realizado durante palestra seguida de café-da-manhã organizado pelo Metrô para integração entre voluntários e funcionários. Na ocasião, os participantes também visitaram a Sala de Operações.

Simone de Marco, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)