Metrô: Ação Cultural promove encontro sobre “Literatura e Gastronomia – um casamento perfeito”

Evento será realizado amanhã, na estação Paraíso e dia 2, na estação Tatuapé

qua, 31/05/2006 - 20h05 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove nas bibliotecas Embarque na Leitura” a palestra Literatura e Gastronomia – um casamento perfeito”, com Fabiano Dalla Bona, mestre em língua e literatura italiana. O evento ocorre amanhã (dia 1º), na biblioteca da estação Paraíso (Linha1-Azul) e no dia 2, na estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha), às 15 horas.

            Fabiano Dalla Bona irá analisar a relação entre a cultura italiana na região da Sicília e a arte de cozinhar, explicando como os conceitos gastronômicos estão presentes na literatura daquele país. A união desses dois temas está presente desde gravuras/escritos da pré-história até os romances atuais.

        Quem for à apresentação poderá conferir como receitas apetitosas estão presentes em clássicos da literatura sicíliana. Um exemplo é o livro “O cheiro da noite”, de Andrea Camilleri, que narra a história do proprietário de um restaurante que serve um pirciati (macarrão picante) ao comissário Montalbano, um glutão que só consegue desvendar casos quando se delicia com pratos típicos da Itália.  Já Dacia Maraini, outra escritora italiana, registra em suas obras diversas receitas sicilianas, onde realiza um comparativo entre a gastronomia e a memória, descrevendo impressões olfativas e gustativas pessoais na história de seus personagens.

        Todas essas informações estão reunidas no livro “Literatura e Gastronomia”, de Fabiano Della Bona, que traz 44 receitas (entradas, pratos principais e sobremesas), todas literalmente referenciadas por escritores italianos da Sicília, região do extremo Sul do país.

Bibliotecas “Embarque na Leitura”

        O projeto “Embarque na Leitura” do Metrô conta com duas bibliotecas, uma na estação Paraíso e outra na estação Tatuapé. As bibliotecas contam com um acervo de mais de 6 mil livros à disposição e 10 mil pessoas cadastradas. A média diária de retiradas é atualmente de 160 na estação Paraíso e de  50 na estação Tatuapé.

        O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Para cadastrar-se, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência recente e uma foto 3×4. Os menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais para ficarem sócios.

        Os livros devem ser devolvidos em no máximo dez dias e, para isso, os usuários podem utilizar uma caixa coletora colocada na lateral da biblioteca, mesmo fora do seu horário normal de funcionamento. Os livros só podem ser devolvidos na mesma estação em que foram retirados.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa