Metrô: Ação Cultural promove 21 exposições em junho

Em ritmo de Copa do Mundo, os destaques são para mostras fotográficas, charges e caricaturas sobre o tema

dom, 04/06/2006 - 18h45 | Do Portal do Governo

“O Brasil de Todas as Copas” (mostra fotográfica), “Copa é Época de Manga” (charges e caricaturas) e “Craques da Bola – Futebol de Várzea” (fotografia). Outros temas retratados nas mostras são reciclagem e meio ambiente, cultura japonesa e taiwanesa, a cidade de São Paulo e outras metrópoles.

O público poderá ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário a R$ 2,10). No caso da vitrine de ikebana, na estação Liberdade, e “Retratos Falantes de Paulo Firdman”, na estação Vila Madelena, não é necessário passar pelas catracas já que as mostras estão localizadas na área livre.

Programação

A estação Sé apresenta, de 10 a 30 de junho, “O Brasil de Todas as Copas”, mostra fotográfica que retrata momentos da seleção brasileira desde 1938 e revela porque o Brasil é único país do mundo que participou de todas as Copas. Destaque para as imagens dos jogadores da “velha-guarda” e para as torcidas.

“Copa é Época de Manga”, de 10 a 30 de junho, na estação Ana Rosa. Charges e caricaturas bem-humoradas sobre uma das maiores paixões do brasileiro: o futebol. Um olhar mais atento, aos 16 painéis da exposição, é capaz de localizar jogadores, técnicos e craques veteranos camuflados entre a torcida.

A estação Clínicas apresenta, de 12 a 30 de junho, a exposição “Craques da Bola – Futebol de Várzea”. Eles são pessoas comuns, mas para comunidade em que vivem são ídolos. Essa mostra fotográfica revela quem são os jogadores do futebol de várzea, seus times e as jogadas de efeito. Os registros foram realizados pelo fotógrafo Mauro Pedroso, nos municípios de São Bernardo do Campo e Diadema.

“Olhares Poéticos sobre o Meio Ambiente”, de 5 a 30 junho, na estação Sé. A exposição é resultado da produção cultural de 15 crianças da rede pública de ensino e de 10 artistas plásticos. Os trabalhos resultaram em 25 telas que apresentam temas como vegetação, reino animal, água e a intervenção do ser humano no meio ambiente.

A estação São Bento apresenta, de 1 a 30 de junho, a exposição “Verbo Reciclar”. Mostra de esculturas, arranjos florais, peças decorativas e utilitários confeccionados a partir do lixo doméstico. A artista plástica Denise Mennella transforma garrafas PET, vidro, tampinhas, lacres e latas em geral em obras de arte.

“Gravuras Taiwanesas Tradicionais de Ano Novo”, de 10 a 30 de junho, na estação Sé. Exposição de gravuras comemorativas do Ano Novo de Taiwan, a partir de concursos promovidos pelo Ministério da Cultura deste país asiático.

A estação Brás apresenta, de 10 a 30 de junho, a exposição “Festival do Japão em 2005”. Painéis fotográficos retratam a diversidade desse festival, cujo tema da última edição foi “Animê” (desenhos animados japoneses) e “Mangá” (desenhos em quadrinhos).

“Vida ao Leste”, de 10 a 30 de junho, na estação Tatuapé. Mostra composta de fotografias, espaços cenográficos e textos sobre a história da Zona Leste. Um grande painel mostrará o projeto do Aricanduva; a construção da estrada Jacu-Pêssego; o edifício Cotonifício Crespi, na Mooca; a Vila Maria Zélia e Escola Santos Dumont, primeiro colégio estadual do bairro da Penha.

A estação Sé apresenta, de 10 a 30 de junho, a exposição “A Nova Praça da Sé”. A história de um século da praça da Sé e o seu projeto de revitalização é revelada através de um combinado entre perspectivas e fotografias.

“A Nova Praça da República”, de 10 a 30 de junho, na estação República. Exposição de painéis com fotos e perspectivas ilustram como ficará a praça da República após o processo de revitalização.

A estação Vila Madalena recebe a exposição “Retratos Falantes de Paulo Fridman”, de 1 a 30 de junho. O fotógrafo reuniu imagens de pessoas anônimas com dizeres  escritos em um pedaço de papel, manifestando sonhos, desejos e anseios sobre a vida. Através de um processo digital uniu textos e imagens. Os retratos, realizados em locais como avenida Paulista, praça da República e Galeria do Rock, apresentam um pouco da identidade de cada pessoa clicada.

“Metrópole”, de 10 a 30 de junho, na estação Vila Madalena. Exposição de Almir Reis fotográfo autodidata que registrou o cenário de metrópoles como Nova York, Paris, Tóquio, Xangai e Bangkok.

“Telas, Temas e Poemas”, na estação República, de 10 a 30 de junho. Integração das artes plásticas e das letras é a proposta da exposição da artista Clarissa Olivares Rodrigues. Inspirada na cidade de São Paulo e nas telas do cinema, a artista confeccionou painéis que unem poesia e imagem, proporcionando ao observador um olhar diferenciado sobre temas tão comuns do dia-a-dia.

A mostra “Tatuagem, Piercing e Outras Mensagens do Corpo”, de 10 a 30 de junho, na estação Paraíso, revela a presença histórica e cultural dos registros e mensagens corporais, além de traçar um paralelo entre as sociedades arcaicas e as tribos urbanas.

“Vitrine de Ikebana”, de 1 a 30 de junho, na estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

Na estação Trianon-Masp, em vitrine localizada em área não-paga, exposição “Pintores Brasileiros na Coleção do Masp”, de 1 a 30 de junho. As obras do pintor Benedito Calixto dão seqüência à série de exposições sobre a pintura brasileira. Destaque para as telas: “Cais do Mercado de Santos”, “Auto Retrato” e “A Cachoeira do Rio Sorocaba”.

“Educação e Participação: tecendo redes”, de 1 a 30 de junho, na estação Santa Cecília, traz os resultados do Prêmio Itaú-Unicef, que premiou 30 projetos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes brasileiros que vivem em condições de risco. A exposição é composta de 30 bonecos, que foram decorados por diversas crianças.

A estação Jardim São Paulo apresenta, de 1 a 30 de junho, “A Maior Obra de Expansão da História do Metrô”. Mostra com fotos e texto explicativo sobre a expansão da rede metroviária de São Paulo, destacando a evolução das obras da linha 2-Verde (extensão Ana Rosa – Alto do Ipiranga) e da linha 4-Amarela  (Vila Sônia – Luz).

“Chácara Klabin”, de 1 a 30 de junho, na estação Chácara Klabin, apresenta exposição sobre esse tradicional bairro paulistano, com fotos e depoimentos de moradores.

A estação Imigrantes apresenta, de 1 a 30 de junho, “Normas de Segurança do Metrô”. Exposição das histórias em quadrinhos da “Turma do Metrô”. As tiras explicam aos futuros usuários como utilizar o metrô de forma correta.

Programação da Biblioteca “Embarque na Leitura”, na estação Paraíso. Nos dias 20 e 27, às 15 horas, a Biblioteca “Embarque na Leitura” da estação Paraíso receberá o poeta/ator Carlos Alberto da Conceição e o músico Wiltom Carvalho, que realizarão uma performance poética  com o tema “Dimensão nas Trilhas”.

Departamento de Imprensa / Metrô