Metrô: Ação Cultural promove 15 exposições em janeiro

Artes plásticas, fotografia e literatura são destaques neste mês

qui, 11/01/2007 - 17h41 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove 17 exposições, desde o dia 10, distribuídas em estações das quatro linhas metroviárias. Os destaques do mês são  “Além da Cortina Preta”, “Arte sob os Pés”, “Ipiranga em Tela” e “Siderurgia Forte Constrói Mundo de Aço” .

O público poderá ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô. No caso da vitrine de ikebana da estação Liberdade não é necessário passar pelas catracas já que a instalação está localizada na área livre.

Programação:

  • As estações República e Trianon-Masp apresentam, de 25 a 31 de janeiro, “Além da Cortina Preta”. Mostra fotográfica das composições produzidas por Vera Pilnick Sanovicz, tendo como cenário a cidade de São Paulo. São registros de automóveis, outdoors, postes, placas de trânsito, paredes de edifícios, luzes de néon, grafites e outros.

 

  • “Tributo a Cândido Portinari” é uma exposição composta por 5 telas, em homenagem ao artista plástico Cândido Portinari e aos retirantes nordestinos que auxiliaram na construção do Estado de São Paulo. As obras ficam em cartaz até 31 de janeiro, na Estação Jardim São Paulo.

 

  • A Estação Brás apresenta, até 31 de janeiro, “Arte sob os Pés”. Exposição composta de shapes pintados (suporte de madeira para skate), fotos e telas que retratam a influência do skate no processo de ressocialização dos internos na Fundação Casa. As fotos foram produzidas pela fotógrafa Elaine Santana e pelo professor da instituição Sandro Soares.

 

  • “Ipiranga em Tela” é a atração da Estação Sé, até 31 de janeiro. A Comissão Organizadora dos Festejos de Aniversário do Bairro do Ipiranga promoveu o concurso “Colina Histórica”, onde artistas plásticos da região pintaram, em quadro a óleo, locais históricos e logradouros desse tradicional bairro paulistano.  O resultado são 26 telas representativas dos pontos turísticos e históricos.

 

  • A Estação República recebe a exposição “Siderurgia Forte Constrói Mundo de Aço”, até 31 de janeiro. Exposição das fantasias da Escola de Samba Imperador do Ipiranga, que neste ano tem como tema de seu samba enredo a trajetória do ferro, desde sua origem até a era moderna e o surgimento do aço.

 

  • “Recortes de Taiwan”, na Estação Clínicas, até 31 de janeiro. Mostra da arte milenar chinesa de corte de papel. Esse artesanato surgiu com a invenção do papel na dinastia Han (206 a.C. -221 d.C) e foi promovido com mais intensidade da década de 80 em Taiwan.

 

  • A Estação Sé apresenta, até 31 de janeiro, “Olhar em Preto e Branco”. Exposição com imagens e textos que mostram crianças utilizando a técnica “Pin Hole” (fotografia tirada em caixas ou latas) para registrar pontos do centro histórico da cidade de São Paulo.

 

  • “Mar Aberto”, até 31 de janeiro, na Estação Imigrantes. Exposição do artista plástico João Vianey, com obras que destacam o surf. A exposição revela, em cada tela, a harmonia entre o homem e a natureza.

 

  • A Estação Sé  apresenta, até 31 de janeiro, a exposição “Criando Novos Caminhos”. Produção realizada por jovens e adolescentes da periferia  de São Paulo que utilizam o grafite como manifestação artística e capacitação profissional.

 

  • “Atos Paralelos I”, na Estação Santo Amaro, até 31 de janeiro. Revela trabalhos gráficos inspirados em assuntos como infância, velhice, fome e direitos humanos.

 

  • A Estação Corinthian-Itaquera apresenta, até 31 de janeiro, “Fauna- Um Mundo de Cores na Pop Art de Sérgio Astral”. Conjunto de 20 telas com registros da fauna brasileira, em cores fortes e traços baseados na  pop art. O artista plástico Sérgio Astral retrata peixes, mamíferos, répteis e insetos por meio de pintura acrílica em painéis.

 

  • “Santos Dumont: o brasileiro “, até 31 de janeiro, na Estação Santa Cecília. Painéis com desenhos e textos resgatam a trajetória de vida de Alberto Santos Dumont, a partir da sua infância, passada no interior de Minas Gerais, até o auge da sua criação em Paris, no início do século XX.

 

  • “O Combate ao Câncer Vai de Metrô”, até 31 de janeiro , na Estação Ana Rosa. Painéis informam quais as formas de prevenção ao câncer. No Brasil, esta doença é a segunda causa de mortes anuais.

 

  • A “Vitrine de Ikebana”, até 31 de janeiro, em área não-paga da Estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

 

  • A Estação Tiradentes apresenta, até 31 de janeiro, a exposição “Presépios”. Os usuários do Metrô vão conferir de perto presépios de diversas nacionalidades.

Embarque na Leitura

  • “Escritores Brasileiros – Machado de Assis”, até 31 de janeiro, na Estação Capão Redondo. Primeira exposição da série “Escritores Brasileiros”, dará mais informações sobre o movimento literário Realismo e as principais obras escritas por Joaquim Maria Machado de Assis.

 

  • A Estação Vila Madalena apresenta, até 31 de janeiro, “Escritores Brasileiros – Mário Quintana”. Segunda exposição da série “Escritores Brasileiros”, revela a biografia de Mário Quintana, trechos de suas principais obras e fotos.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa