Metrô: Ação Cultural apresenta uma série de atrações até o fim do mês

Haverá fotografias, charges, mapas, em várias estações, e até ikebana, a arte japonesa da dobradura

qua, 18/01/2006 - 9h56 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove durante todo este mês 10 exposições em suas estações. São mostras variadas, que incluem fotografia, charges e artes plásticas. O público terá acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário a R$ 2,10). No caso da vitrine de ikebana da Estação Liberdade, não é necessário passar pelas catracas, já que ela está em área livre. As atrações ficam à disposição dos visitantes até 31 de janeiro.

Programação

A Estação Clínicas apresenta a exposição Ver São Paulo, que revela as várias faces da Paulicéia por meio de imagens fotográficas e caricaturas da capital em 1900. A época marca o início das grandes transformações urbanas e culturais que se seguiram, em que as construções de taipas e as ruelas da vila colonial estavam em demolição. Políticos que fizeram História, como Campos Salles e Washington Luís, foram registrados em cenas cotidianas e o Largo da Sé, Viaduto do Chá e Avenida São João já atestavam a movimentação crescente que marcaria a identidade da metrópole.

Deu pano pra Manga, na Estação Vila Madalena é uma exposição de 40 charges de celebridades em momentos de descontração. O chargista Cássio Manga selecionou algumas de suas produções que exibem humor, poesia e prestam homenagens a gente famosa como Pelé, Carlos Alberto Parreira, Rita Lee, Rachel de Queiroz, Raul Gil, Xuxa e outros.

A Estação Sé apresenta A Maior Obra de Expansão da História do Metrô. Trata-se de mostra fotográfica sobre a expansão da rede metroviária da cidade, destacando a evolução das obras da Linha 2-Verde (expansão Ana Rosa – Alto do Ipiranga) e da Linha 4-Amarela (Vila Sônia – Luz).

Turismo Próximo às Estações na Santa Cecília mostra as 15 fotos vencedoras da 4ª etapa do concurso fotográfico promovido pelo Metrô. Foram selecionadas as imagens clicadas por aquelas pessoas que, de forma criativa, captaram momentos da cidade, pontos turísticos e a variedade de atrações culturais.

A Estação Ana Rosa abriga a exposição Intimidades. São fotografias de sete painéis em preto-e-branco, que retratam a delicadeza e a beleza feminina em cenas do dia-a-dia.

100 Anos de Farmácia em São Paulo é a atração na Estação Sé. A mostra traz reproduções de fotos históricas que registram a evolução da atividade farmacêutica no Estado, desde o tempo das boticas, no início do século passado, às grandes redes de hoje.

A Estação Sé recebe a exposição Fotografia e Imagem – Programa Igual Diferente – Educativo. Exposição de trabalhos dos pacientes internos e moradores do Hospital do Juquery, em Franco da Rocha. A mostra contempla trabalhos bidimensionais e fotografias, num total de 10 painéis.

Patrimônio Mundial no Brasil, na Estação República, expõe 54 painéis fotográficos que retratam cada um dos 17 locais brasileiros que estão na lista de patrimônio mundial, cultural e natural da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Entre os principais estão a cidade histórica de Ouro Preto, a Mata Atlântica, o centro histórico de Olinda e o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

Guia Estrada Real – Turístico, Ecológico e Cultural, na Estação Paraíso. Exposição baseada no livro homônimo, que apresenta fotos e mapas das principais cidades situadas ao longo da Estrada Real, que passa pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. As imagens destacam a importância histórica e a diversidade cultural da região.

Vitrine de Ikebana, na Estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metrô