Metrô: Ação Cultural apresenta dez atrações artístico-culturais neste mês

Confira as atrações

qui, 17/08/2006 - 15h09 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove dez atrações artístico-culturais até o fim do mês. Na Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), os usuários podem visitar três mostras. Em Kimonos em origami, na Estação Ana Rosa, a delicadeza da arte japonesa pode ser conferida na exposição de miniquimonos de origamis confeccionados pela artista plástica Alzira Cattony. A Vitrine de ikebana, na Estação Liberdade, tem exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados, periodicamente, dessa arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas. A Estação Jardim São Paulo apresenta Normas de segurança do Metrô, com histórias em quadrinhos da Turma do Metrô. As tiras explicam aos futuros usuários como utilizar esse meio de transporte de forma correta.

A Linha 2-Verde (Imigrantes – Vila Madalena) recebe, também até o dia 31, outras três atrações. O meu Brazil é com S – Novos designers, na Estação Vila Madalena, é resultado de seleção de imagens e cartazes gráficos que expressam de maneira simples e direta os diversos contrastes do Brasil. A Estação Clínicas exibe As aves que aqui cantam, com imagens e textos de 51 espécies encontradas no parque da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Chácara Klabin, na Estação Chácara Klabin, retrata esse bairro paulistano (na região da Vila Mariana), que vive intensa expansão imobiliária, com fotos e depoimentos de moradores.

Na Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), os usuários podem ver outras atrações. A nova Praça da República, na Estação República, conta com painéis com fotos e perspectivas que ilustram como ficará a praça após o processo de revitalização. Albert Einstein – O personagem do século, na Estação Sé, tem exposição biográfica de um dos maiores cientistas da vida moderna, com fotos, rascunhos, fórmulas e textos sobre a vida de Albert Einstein. No mesmo local, está A Nova Praça da Sé, que revela a história de um século do local e o seu projeto de revitalização. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), a Estação Santo Amaro abriga a mostra Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo, que destaca a presença histórico-cultural dos registros e mensagens corporais e traça umparalelo entre as sociedades arcaicas e as tribos urbanas. Além das exposições, a Estação Sé apresenta, nesta segunda-feira, às 12 horas, Jogo de Cenas. São pequenas peças teatrais, inspiradas na Commedia Dell’Arte, interpretadas por atores mascarados que interagem com o público.