Metro: Ação cultural apresenta 17 atrações para usuários

Maioria das exposições terá início no próximo dia 10

sex, 07/07/2006 - 15h32 | Do Portal do Governo

O roteiro do Programa Ação Cultural do Metrô promove durante esse mês 17 atrações artístico-culturais nas quatro linhas metroviárias. Para aproveitar o período de férias escolares, um passeio pelas estações do Metrô é uma boa dica de entretenimento econômico e interessante.

Confira os roteiros: 

Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi)

  • A Estação Ana Rosa apresenta, de 10 a 31 de julho, a exposição “Craques da Bola – Futebol de Várzea”. Essa mostra fotográfica revela quem são os jogadores do futebol de várzea, seus times e as jogadas de efeito. Os protagonistas são pessoas comuns, mas para a comunidade em que vivem são ídolos. Os registros foram realizados pelo fotógrafo Mauro Pedroso, nos municípios de São Bernardo do Campo e Diadema.
  • A mostra “Tatuagem, Piercing e Outras Mensagens do Corpo”, de 1 a 31 de julho, na Estação Paraíso, destaca a presença histórica e cultural dos registros e mensagens corporais, além de traçar um paralelo entre as sociedades arcaicas e as tribos urbanas.
  • A “Vitrine de Ikebana”, de 1 a 31 de julho, na Estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

Linha 2-Verde (Imigrantes-Vila Madalena)

  • “Olhares Poéticos sobre o Meio Ambiente”, de 10 a 31 julho, na Estação Vila Madalena. A exposição é resultado da produção cultural de 15 crianças da rede pública de ensino e de 10 artistas plásticos. Os trabalhos resultaram em 25 telas que apresentam temas como vegetação, reino animal, água e a intervenção do ser humano no meio ambiente.
  • A Estação Vila Madalena recebe a exposição “Retratos Falantes de Paulo Fridman”, de 1 a 31 de julho. O fotógrafo reuniu imagens de pessoas anônimas com dizeres escritos em um pedaço de papel, manifestando sonhos, desejos e anseios sobre a vida. Através de um processo digital uniu textos e imagens. Os retratos, realizados em locais como avenida Paulista, praça da República e Galeria do Rock, apresentam um pouco da identidade de cada pessoa clicada.
  • “Metrópole”, de 10 a 31 de julho, na Estação Clínicas. Exposição de Almir Reis, fotográfo autodidata que registrou o cenário de metrópoles como Nova York, Paris, Tóquio, Xangai e Bangkok.
  • Na estação Trianon-Masp, em vitrine localizada em área não-paga, está a exposição “Pintores Brasileiros na Coleção do Masp”, de 1 a 31 de julho. As obras do pintor Benedito Calixto dão seqüência à série de exposições sobre a pintura brasileira.
  • A Estação Trianon-Masp apresenta, de 10 a 31 de julho, “Normas de Segurança do Metrô”. Exposição das histórias em quadrinhos da “Turma do Metrô”. As tiras explicam aos futuros usuários como utilizar o metrô de forma correta.
  • “Chácara Klabin”, de 1 a 31 de julho, na Estação Chácara Klabin, apresenta exposição sobre esse bairro paulistano (na região da Vila Mariana), que vive intensa expansão imobiliária, com fotos e depoimentos de moradores.

Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda)

  • A Estação Sé apresenta, dia 17, às 17h  e dia 31, às 12h “Jogo de Cenas”. Trata-se de pequenas peças teatrais, inspiradas na “Commedia Dell’Arte”,  interpretadas por atores mascarados que interagem com o público.
  • “Praias do Rio”, de 10 a 31 de julho, na Estação Sé. Exposição fotográfica baseada em livro homônimo, que  retrata ângulos diferenciados das praias fluminenses.
  • A Estação Sé apresenta, de 10 a 31 de julho, a exposição “A Nova Praça da Sé”. A história de um século da praça da Sé e o seu projeto de revitalização é revelada através de um combinado de perspectivas e fotografias.
  • A Estação República apresenta, de 10 a 31 de julho, a exposição “Festival do Japão em 2005”. Painéis fotográficos retratam a diversidade desse festival, cujo tema da última edição foi “Animê” (desenhos animados japoneses) e “Mangá” (desenhos em quadrinhos). Confira no site do Metrô, www.metro.sp.gov.br, a programação das oficinas de origami, kirigami (dobradura), oshibana (arte de criar peças com plantas prensadas), takô (pipa) e uma apresentação de samurais.
  • “A Nova Praça da República”, de 1 a 31 de julho, na Estação República. Exposição de painéis com fotos e perspectivas ilustram como ficará a praça da República após o atual processo de revitalização.
  • “Kimonos em Origami”, de 10 a 31 de julho, na Estação Santa Cecília. A delicadeza da arte japonesa pode ser conferida na exposição de mini kimonos  de origamis confeccionados pela artista plástica Alzira Cattony.

Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze)

  • “Educação e Participação: tecendo redes”, de 10 a 31 de julho, na Estação Capão Redondo, traz os resultados do Prêmio Itaú-Unicef, com 30 projetos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes brasileiros que vivem em condições de risco. A exposição é composta de 30 bonecos, que foram decorados por diversas crianças.
  • “Criança Segura”, dias 7 e 8 de julho, das 10h às 17h, na Estação Capão Redondo. No mezanino da estação está instalado um cenário básico de uma casa (quarto, cozinha, sala e quintal) com o objetivo de demonstrar como esses locais podem abrigar elementos causadores de acidentes domésticos. Monitores estarão à disposição da população para explicar como evitar esse tipo de ocorrência.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa