Metrô abre espaço para falar de saúde mental

Peças teatrais abordam temas como depressão, ansiedade e dependência química

ter, 03/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Para informar e orientar os usuários sobre saúde mental, o Metrô em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promoverá nesta semana apresentações de esquetes teatrais em algumas estações do sistema. As ações começaram nesta terça-feira, 3, na estação Corinthians/Itaquera (Linha 3-Vermelha) e vão até sexta-feira, 6. 

Com o título “O Estigma Passageiro”, as apresentações, feitas por atores do grupo teatral Os Satyros (www.satyros.com.br), abordam os transtornos mentais mais comuns na sociedade atual, como depressão, ansiedade e dependência química, além do preconceito que envolve o assunto. Será distribuído também um livro com informações para leigos. 

As próximas ações acontecerão nas estações Tucuruvi, Jabaquara e Portuguesa/Tietê, na Linha 1-Azul, Trianon/Masp, na Linha 2-Verde, e Palmeiras/Barra Funda. Haverá ainda uma palestra com os psiquiatras Antônio Leandro Nascimento e João Carlos Dias, na quinta-feira, 5, no Auditório do CAPS (rua Itapeva, 700, próximo à estação Trianon/Masp). 

A ABP 

A Associação Brasileira de Psiquiatria é uma entidade sem fins lucrativos e representa os médicos psiquiatras no país. A ABP realiza anualmente o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, o terceiro maior encontro da especialidade no mundo. 

Criado em 2004 pela associação, o ABP Comunidade é um programa de prestação de serviço que busca esclarecer a população sobre saúde mental e minimizar o preconceito contra os pacientes e os transtornos mentais. Para mais informações, visite o site da organização: http://www.abpbrasil.org.br/

Programação 

Estação Trianon/Masp (Linha 2-Verde)
Data: quinta-feira, 5
Horário: 12 horas 

Estação Portuguesa/Tietê (Linha 1-Azul)
Data: quinta-feira, 5
Horário: 13h30 

Estação Jabaquara (Linha 1-Azul)
Data: sexta-feira, 6
Horário: 12 horas 

Estação Tucuruvi (Linha 1-Azul)
Data: sexta-feira, 6
Horário: 13h30 

Estação Palmeiras/Barra Funda (Linha 3-Vermelha)
Data: sexta-feira, 6
Horário: 15 horas  

Do Metrô