Metrô abre a estação Alto do Ipiranga à visitação pública a partir deste sábado

Além da visita à estação, serão realizadas viagens gratuitas entre as estações Alto do Ipiranga e Imigrantes

sex, 22/06/2007 - 11h30 | Do Portal do Governo

A estação Alto do Ipiranga, que será inaugurada no dia 30 de junho, poderá ser visitada pelos moradores e estudantes do bairro do Ipiranga a partir deste sábado, 23, até a sexta feira,  29, sempre no horário das 10 às 15 horas.

Também no sábado será iniciado o programa “Operação Assistida”, que oferecerá viagens monitoradas e gratuitas entre as estações Alto do Ipiranga e Imigrantes, também das 10 às 15 horas.

Quem quiser conhecer a estação Alto do Ipiranga poderá entrar de graça pela própria estação, com acesso pela avenida Doutor Gentil de Moura e rua  Visconde de Pirajá. Essas pessoas podem viajar de trem até a estação Imigrantes, se assim desejarem. Para seguir viagem para as estações seguintes terão que pagar a tarifa. Os usuários terão retorno à estação Alto do Ipiranga sem cobrança de tarifa.

Os usuários do Metrô que entram pelas outras estações e quiserem conhecer a “caçula” do sistema metroviário devem fazer a transferência para a Linha 2- Verde nas estações Paraíso ou Ana Rosa.

Com o objetivo de prestar informações, os funcionários do Metrô nas estações Imigrantes e Alto do Ipiranga farão o controle das viagens monitoradas.

A Companhia também vai promover uma campanha informativa sobre o período de visita por meio de  cartazes, banners e faixas nas estações. As informações serão reforçadas por meio de mensagens sonoras nos trens e estações.

No sábado e domingo, o Metrô preparou para as crianças shows circenses de malabares, perna-de-pau, recreadores para escultura de balões e maquiagem infantil, e apresentações do grupo musical “Eureka on de street” e do ballet Copélia.

Na estação Alto do Ipiranga haverá também exposições sobre a memória do bairro, normas de segurança para o uso correto do Metrô, além de fotos dos novos trens do Metrô adquirido pelo Governo do Estado. Durante a semana, estão programadas visitas de estudantes e professores de escolas da região.

Concepção arquitetônica 

A estação Alto do Ipiranga, que será inaugurada dia 30 deste mês, é a primeira construída com uma nova concepção arquitetônica. Esse novo modelo permitiu ao Metrô economizar recursos nas desapropriações de áreas para sua construção, além de manter a funcionalidade.

A estação, que receberá 40 mil entradas por dia, tem dois acessos que permitem chegar ao corpo da estação e as plataformas de embarque, que ficam a 25 metros abaixo do nível da rua.

A estação contará com dois elevadores especiais, sete escadas fixas e dez rolantes, sendo cinco para subida e cinco para descida, que podem ser invertidas conforme necessidades operacionais. Essas escadas rolantes são “inteligentes” e funcionam com velocidade reduzida quando não há usuários sobre elas, de forma a economizar energia.

O último nível de piso antes das plataformas é um mezanino de distribuição em estrutura metálica com laje em “steel deck”.

O “steel deck” é constituído por uma chapa metálica incorporada à estrutura de concreto. Na estação Alto do Ipiranga, essa estrutura está sustentada por 44 tirantes no túnel do corpo do estação. O “steel deck” permite o acesso as plataformas de embarque. Esse tipo de estrutura será utilizado na maioria das estações da Linha 4- Amarela.

Toda essa estrutura é tratada com uma pintura especial que a protege da ação de fogo por um período aproximado de 90 minutos. A tinta utilizada na pintura é intumescente e, sob a ação do fogo, transforma-se em uma densa espuma, que graças a um aumento de espessura, proteger a estrutura e dá segurança aos usuários.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

(J.H)