Método pouco invasivo evita cirurgia de mama e torna diagnóstico mais preciso

Novo método é utilizado pelo hospital estadual Pérola Byington

seg, 23/08/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Um novo tipo de exame de mama, pouco invasivo, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo contribui para evitar que mulheres com suspeita de câncer de mama passem por cirurgias invasivas, ao mesmo tempo em que aumenta o número de operações para casos realmente malignos.

No primeiro semestre de 2010, o hospital estadual Pérola Byington, unidade da Secretaria da Saúde especializada em saúde da mulher, ampliou em 43% o número de cirurgias mamárias oncológicas para casos malignos com 586 procedimentos – no mesmo período de 2009, foram efetuadas 410 operações.

A explicação está na utilização da mamotomia, uma biópsia pouco invasiva feita com uso de anestesia local, que passou a ser utilizada neste ano pelo hospital. Antes do Pérola, somente o Hospital das Clínicas da FMUSP oferecia o procedimento em São Paulo.

Com o novo procedimento, o Pérola conseguiu reduzir pela metade o tempo entre o primeiro atendimento e o início do tratamento (realização da cirurgia convencional com anestesia geral ou de sessões de quimioterapia). “A mamotomia permite encontrar a alteração, remover a área de forma parcial ou total e realizar, em apenas alguns minutos, a biópsia para definir se o caso é benigno ou maligno”, afirma o médico mastologista Luiz Henrique Gebrim, diretor do Pérola Byington.

Segundo o especialista, cerca de 70% dos tumores diagnosticados por meio de um ultra-som ou de uma mamografia se tratam de lesões benignas. A precisão do resultado obtido pela mamotomia diminui o fluxo de internação para o procedimento de mastectomia, potencializando a oferta de tratamento para os casos malignos.

Neste ano, com o serviço de mamotomia, aproximadamente 25% das biópsias apresentaram resultado positivo para câncer maligno de mama e 75% das pacientes tiveram alta sem a necessidade de internação. O hospital realiza em média 1.200 exames ao ano e atende pacientes da capital, do interior paulista e de outros estados. “A população feminina está se conscientizando cada vez mais sobre a importância de realizar exames preventivos para a detecção precoce de câncer de mama e a mamotomia permite ao paciente a cura em mais de 90% dos casos”, firnaliza Gebrim.

O hospital estadual Pérola Byington está localizado na avenida Brigadeiro Luís Antonio, 683 – bairro Bela Vista, região central de São Paulo.

Da Secretaria da Saúde