Método a laser, não invasivo, simplifica cirurgia da próstata

Centro de Referência em Saúde do Homem é o serviço público com maior número de procedimentos usando o método no País

sáb, 04/12/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Um novo tipo de cirurgia, não invasiva, a base de laser, está contribuindo para tirar o medo que alguns homens têm de operar a próstata. Chamada “Green Laser”, a técnica vem sendo utilizada com sucesso no Centro de Referência em Saúde do Homem, ambulatório ligado ao Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, da Secretaria da Saúde. Recente e exclusiva de poucos estabelecimentos, ela é pouco invasiva, rápida e permite que o paciente receba alta no mesmo dia da internação.

O laser verde usado no Hospital dos Transplantes para combater o problema oferece menos riscos ao homem do que o método cirúrgico convencional, além de ser mais rápido – o procedimento dura em torno de 30 minutos – e menos dolorido. Não há sangramentos e o operado fica em observação apenas entre 12 e 24 horas. Na cirurgia padrão, em que é necessário realizar cortes no paciente, o tempo de duração é de uma hora, o processo pós-operatório leva três dias e há ainda possibilidades de ocorrerem sangramentos e infecções.

“Estamos entre os poucos serviços que utilizam o laser verde para tratar hiperplasia prostática benigna e o que mais realiza atendimentos em toda a rede pública do Brasil recebendo, inclusive, pacientes de outros estados que vêm para São Paulo atrás de um centro referenciado”, destaca o médico coordenador do grupo de próstata, Adalberto Andriolo.

A hiperplasia prostática benigna, popularmente conhecida como adenoma de próstata, ocorre quando há o crescimento benigno do volume do órgão e ocasiona transtornos na micção, sangramento e infecções, entre outros sintomas. A doença costuma aparecer em homens com idade aproximada de 40 anos e com casos parecidos no histórico familiar.

Desde o início do ano, o Hospital já tratou com o laser verde mais de 120 casos de adenoma de próstata com a nova técnica.

Secretaria da Saúde