Metade dos paulistas começa a fumar antes dos 14 anos

Dados são da pesquisa realizada pela Secretaria da Saúde com 500 pessoas

sex, 24/08/2007 - 17h32 | Do Portal do Governo

Metade dos fumantes paulistas iniciou o vício entre seis e 14 anos de idade. É o que revela pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Centro de Referência em Álcool Tabaco e Outras Drogas (Cratod). Foram ouvidas cerca de 500 pessoas atendidas na unidade estadual entre fevereiro de 2006 e fevereiro de 2007.

Na infância, o início do vício aconteceu entre os seis e os 11 anos para 13,46% dos fumantes. Outros 36,54% começaram a fumar entre os 12 e os 14 anos _faixa etária onde a iniciação ao consumo do cigarro é maior dentre todas as analisadas. Para 28,85% dos fumantes, o cigarro passou a fazer parte da rotina entre os 15 e os 20 anos de idade.

“Os jovens são mais suscetíveis ao fumo, pois não sentem os efeitos de imediato. Quase 80% das pessoas começam a fumar antes dos 20 anos. Por isso é importante informá-los quantos aos riscos e os males que o hábito de fumar traz no futuro”, afirmou Luizemir Lago, diretora do Cratod.

Prova de que os jovens são mais suscetíveis aos apelos do tabaco está no fato de que, segundo a pesquisa, apenas 7,69% das pessoas começam a fumar após os 25 anos _apenas 1,92% após os 30 anos.

Além disso, o exemplo familiar é fator preponderante no estímulo ao fumo. Do total de pessoas pesquisadas pelo Cratod, 67% possuem um fumante na família.

Mulheres

As mulheres querem mais parar de fumar do que os homens. Das 500 pessoas atendidas no Cratod entre fevereiro de 2006 e fevereiro de 2007, 57% foram mulheres e 43%, homens. Elas alegam que a rejeição dos homens, redução da fertilidade, riscos de doenças cardiovasculares e câncer de pulmão estão entre os principais motivos para abandonar o vício.Selo anti-fumo

Na próxima segunda-feira, o governo paulista irá lançar um selo para premiar estabelecimentos (lojas, indústrias, restaurantes, empresas e bares, dentre outros) que eliminarem  totalmente o cigarro de seus ambientes. A adesão ao Programa de Promoção de Ambientes Livres de Tabaco será voluntária.

Da Secretaria da Saúde