Metade dos dependentes químicos tem doenças psíquicas associadas, aponta estudo da Secretaria da Saúde

Índice de transtornos como depressão, transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo é maior entre as mulheres

qui, 16/08/2012 - 18h43 | Do Portal do Governo

Um estudo realizado pela secretaria de Estado da Saúde sobre o perfil de 1,3 mil dependentes em álcool e drogas tratados nos últimos três anos na unidade estadual de álcool e drogas do Hospital Lacan, em São Bernardo do Campo, revelou que 51% deles apresentavam doenças psiquiátricas como depressão, transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo.

ASSISTA AO VÍDEO
Estado dá oportunidade de uma nova vida para dependentes químicos

Segundo o coordenador da área de saúde mental da Secretaria, Sérgio Tamai, o dado demonstra que os pacientes que sofrem desses transtornos são mais vulneráveis à dependência química. Entre os homens, o índice de pacientes com doenças psíquicas foi de 50,1%. Já entre as pacientes mulheres o percentual foi mais alto: 56%. 

Modelo terapêutico

A unidade estadual para tratamento de dependentes químicos existe desde 2009. O serviço adota um modelo de assistência multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, com respeito às necessidades individuais, visando à recuperação do paciente e sua reinserção social.

Os pacientes em tratamento na clínica de São Bernardo do Campo têm acompanhamento psicológico individual e coletivo, participam de atividades físicas e esportivas e realizam terapias ocupacionais, como oficinas de pintura e entre outras. Além disso, a unidade garante o devido acompanhamento ambulatorial pós-alta dos pacientes.

Do Portal do Governo do Estado