Metade das pessoas interessadas em teste de HIV tem parceiro fixo

Levantamento foi realizado pela Secretaria da Saúde durante a Campanha Fique Sabendo

qua, 17/09/2008 - 14h30 | Do Portal do Governo

Pessoas com parceiro sexual fixo foram as que mais ligaram para o Disk-Aids em busca de um local para realizar o teste de HIV durante a campanha Fique Sabendo, realizada pela Secretaria da Saúde entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro com o objetivo de incentivar a testagem de HIV. Das 1.940 ligações ao serviço telefônico do CRT AIDS, 981 ou 50,6% delas foram feitas por pessoas que disserem ter parceiros fixos.

Segundo o levantamento, 31,6% (614) das ligações foram realizadas por pessoas que se declararam casadas ou que viviam com o parceiro. A grande maioria das ligações foi feita por pessoas solteiras (1.028). Das 1.940 recebidas durante a campanha, 1.931 (99% delas) tiveram como finalidade encontrar um local para realização do teste de HIV.

Segunda a coordenadora estadual do Programa de DST/AIDS, Maria Clara Gianna, a campanha colaborou para que as pessoas pensassem sobre o assunto e questionassem se o fato de ter apenas um parceiro as eximia do risco da doença. “A história de vida de cada um pode motivar a procura pela testagem, mas sem dúvida a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce também pode incentivar a população”, afirma.

O levantamento mostrou ainda que homens procuraram mais o serviço do que as mulheres. Foram 999 ligações de pessoas do sexo masculino homens (51,5% do total) contra 941 de mulheres (48,5%).

Os interessados em realizar o exame podem procurar o Centro de Referência e Treinamento AIDS, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, localizado na Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana ou ligar para o Disk DST/AIDS (0800- 16-25-50) e se informar sobre os Centros de Testagem mais próximo, na capital ou interior do Estado.

Da Secretaria de Estado da Saúde