Mesmo com incêndio, qualidade do ar em Santos segue boa

Monitoramento não registrou aumento significativo na concentração dos poluentes avaliados entorno do incêndio no terminal de tancagem da Ultracargo/Tequi

qui, 09/04/2015 - 15h46 | Do Portal do Governo

O monitoramento feito pelas cinco estações automáticas de qualidade do ar da Cetesb, localizadas em Santos e Cubatão, não registrou aumento significativo na concentração de poluentes avaliados no entorno do incêndio no terminal de tancagem da Ultracargo/Tequimar em Santos.

De acordo com a medição realizada no bairro do Bom Retiro, a qualidade do ar se manteve boa entre às 8h de quarta-feira, 8,  e às 8h dessa quinta-feira, 9, a 1,6 km do local do incêndio. A média apurada nesse período pela estação de monitoramento da Cetesb foi de 34 micrograma/m3 de MP10 (partículas inaláveis) e 12 microgramas/m3 de MP2,5 (partículas inaláveis finas).

Os dados disponíveis mostram que a qualidade do ar nas estações de Santos variou entre a condição boa e moderada desde o inicio do incêndio na quinta-feira, 2 de abril, até quarta-feira, 8.

Nesse mesmo período, nas estações de Cubatão verificou-se que a área central da cidade permaneceu com qualidade boa e moderada, enquanto a área industrial oscilou entre a condição boa e muito ruim. Deve-se observar que a má condição da qualidade do ar na estação de Cubatão – Vila Parisi já era verificada antes do incêndio por causa de contribuições das fontes locais.

Do Portal do Governo do Estado