Mês das crianças e dos sacis no Espaço de Leitura

Programação de outubro apresenta histórias em forma de teatro, mediação de livros e música

qui, 06/10/2016 - 9h14 | Do Portal do Governo

Prepare a peneira, a garrafa, o alho, o fubá e vamos procurar os sacis no Parque da Água da Branca! São muitas as histórias de quem já viu ou foi alvo de alguma estripulia desse personagem folclórico. A Rose da barraca do coco, por exemplo, contou que um dia toda a água dos cocos tinha ficado salgada. Outra vez, os ovos dos ninhos das galinhas e dos gansos foram trocados e nenhuma ave reconhecia seu filhote.

São vários os tipos de sacis, tem saci açu, que é bem grandão, e tem o saci mirim, que é bem miudinho. Todos nascem dos nós dos bambuzais e quando morrem viram orelha-de-pau. No domingo, 30 de outubro, às 11h, os educadores do Espaço de Leitura vão contar estas e outras histórias e depois vão com as crianças e seus responsáveis em busca deste ser travesso em uma expedição pelo parque.

Até o fim do mês, a programação do fim de semana traz diversas atividades educativas todo sábado e domingo, das 11h às 12h, e música, teatro e mediação de livros das 15h às 16h.

De quarta a domingo, todos estão convidados a redescobrir a cidade de São de Paulo pela exposição Expresso SP – Leituras da Cidade.

É tudo gratuito e para toda a família, venha!

*Em caso de chuva, por ser ao ar livre, o evento é cancelado.

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES:

Sábado, 8
11h
Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: O INVISÍVEL
Com Anna Veliago Costa e Renato Nonato

Após a mediação do livro “O invisível”, de Alcides Villaça e Andrés Sandoval, os educadores desafiam os participantes a descobrir diferentes maneiras de ler, esconder e revelar palavras e ilustrações.
15h

MEDIAÇÃO DE LIVROS
Com Ana Veliago Costa e Renato Nonato

Era uma vez uma pessoa que queria saber quem manda, como manda e por que manda. Com a mediação do livro “Quem manda aqui?”, de André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun, os educadores pensam junto com público se mandar, decidir, escolher são parte de nossa vida ou apenas uma história de era uma vez.
Domingo, 9
11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: TROCOSCÓPIO

Com Ana Ferreira Santos e Martin Smit

A partir da proposta apresentada pelo autor Bernardo Carvalho no livro “Trocoscópio”, os educadores desafiam os participantes a criar, recriar e transformar a paisagem do Parque da Água Branca com muitas cores e formas geométricas.
15h

Narração de história

MALAS PORTAM HISTÓRIAS

Com Cia Malas Portam

Nesse encontro, o público conhece a “Mala Pout Pourri”, que carrega um pouco de cada uma das cinco malas do grupo: Mala Treco, Mala Bola, Mala Livro, Mala Tecido e Mala Invisível. Neste roteiro, o público é convidado a viajar por contos, trava-línguas, parlendas e cantigas populares.
Sábado, 15
11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: APERTE AQUI

Com Maiana Monteiro e Marina Melo

O que será que acontece depois que a gente aperta um botão? Um convite para ação e reação, jogo e dispositivo acontece depois da leitura de “Aperte aqui”, de Hervé Tullet.
15h

Mediação de livros

ENCONTROS DE LEITORES D’A TABA E DO ESPAÇO DE LEITURA

Com A Taba e educadores do Espaço de Leitura

Uma vez por mês os leitores d’A Taba e do Espaço de Leitura se reúnem para ler e conversar sobre os livros selecionados pela Taba. Ler junto, trocar impressões sobre um texto, conversar sobre as palavras dos autores e as imagens dos ilustradores podem revelar surpresas e descobertas sobre a obra e também sobre nós mesmos.

Domingo, 16
11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: JOGO DE SER GRANDE

Com Filipe Falcone e Rafael Ribeiro Lucio

A partir da mediação do livro “Fico à espera”, de Davide Cali, os educadores propõem que crianças e adultos pensem nas fases da vida por meio de um jogo de tabuleiro em que os próprios participantes criam os comandos das casas.

15h

Narração de história

POESIA NO CORPO

Com Paula Lisboa e Marina Siqueira

Esta apresentação, inspirada em três livros de poesia de Lalau e Laurabeatriz, convida o público a refletir, criar e explorar o corpo por meio da música e da brincadeira. A dupla propõe uma contação de história interativa, musicada com canções do folclore brasileiro e do universo infantil.

Sábado, 22

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: VARAL DE PERGUNTAS

Com Ana Ferreira Santos e Renato Nonato

Quanto vale uma pergunta? Aqui no Espaço de Leitura elas valem muito! Nesta atividade, os participantes serão convidados a trocar perguntas e respostas como as que estão no “Livro das perguntas”, de Pablo Neruda.

15h

Intervenção poética

TEATRO DE BARROS

Com Cia Teatral Artemanha

O grupo faz intervenções literárias com os poemas de Manoel de Barros, interagindo com o público por meio de músicas, brincadeiras e momentos cênicos e poéticos. O trabalho da Cia Teatral Artemanha leva a poesia do escritor para diferentes espaços públicos, diminuindo as distâncias entre periferia e centro, entre a sociedade letrada e não letrada, e contribuindo para a democratização do acesso à leitura e à arte.

 

Domingo, 23

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: AGORA EU ERA

Com Anna Veliago Costa e Martin Smit

Agora eu era isso, agora eu era aquilo, agora não sei mais o quê. A partir da leitura do livro “Agora eu era”, de Arthur Nestroviski e Laerte, os educadores propõem a criação de personagens com variadas profissões e a descoberta de seus pontos de vistas.

15h

Apresentação musical

É UM ASSOMBRO

Com Paulo Bi

O compositor Paulo Bi apresenta histórias de humor e de terror para as crianças transitarem nessas duas sensações de forma descontraída. Para assustar, ele traz “Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca”, de Jeremy Holmes, e “Todo mundo saiu”, de Babi Wrobel e Ivan Wrobel, garante as risadas. As histórias são acompanhadas de uma trilha sonora, violão, percussão e voz.

 

Sábado, 29

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: TODO MUNDO FOI NENÊ

Com Filipe Falcone e Marina Melo

Já viu seu pai cutucando o nariz? A sua mãe querendo jantar sorvete? Nesta atividade, os educadores convidam mães, pais e responsáveis para compartilhar com as crianças as traquinagens de sua infância.

15h

Sarau

SUPERSÔNICO – O SARAU DO ESPAÇO DE LEITURA

Com palhaço Adão

A proposta é compartilhar textos e poemas da literatura infantil e infantojuvenil num espaço aberto onde todos podem participar, inclusive com outras expressões artísticas, como música, dança e performance. Venha munido de suas palavras ou escolha um texto na seleção de livros do Espaço de Leitura!  É só chegar e botar a boca no trombone!

ESPECIAL DIA DO SACI

Domingo, 30
11h

maiúsculos & MINÚSCULOS: EXPEDIÇÃO DE OBSERVAÇÃO DE SACIS

Com Maiana Monteiro e Rafael Ribeiro Lucio

Diz a lenda que em todo rodamoinho tem saci e que, para apanhá-lo, é só usar uma peneira. Usando apetrechos divertidos como garrafas, peneiras, dentes de alho e fubá, educadores e participantes fazem uma jornada em busca do saci, passando pelos bambuzais (segundo a lenda, o nascedouro da criatura), Casa do Caboclo e trilha do pau-brasil. A atividade termina com a soltura dos sacis encontrados de volta para o parque.

15h

Apresentação musical

CANTIGAS E CANÇÕES DAQUI E DALI

Com Racauí

No Dia do Saci, o grupo Racauí inclui no repertório uma homenagem especial a esta criaturinha espuleta. O espetáculo apresenta letras, melodias e ritmos simples e lúdicos, envolvendo brincadeiras, danças e trava-línguas. Todo repertório tem referências dos ritmos brasileiros e de autores da literatura universal.

SERVIÇO:
Espaço da Leitura
De quarta a domingo, das 9h às 18h
Parque da Água Branca (Rua Ministro Godói, 180, Perdizes/São Paulo
Tel.: (11) 2588-5811
contatoespacodeleitura@sp.gov.br | facebook.com/espacode.leitura | instagram.com/espacodeleitura