Mercadão: 81 anos de história

Considerado marco arquitetônico de São Paulo, Mercado Municipal abre espaço para a exposição do artesanato paulista

dom, 17/06/2007 - 10h38 | Do Portal do Governo

Localizado no Parque D. Pedro II, vizinho do Palácio das Indústrias (antiga sede da Prefeitura), o Mercado Municipal de São Paulo, popularmente conhecido como Mercadão, foi projetado pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, em 1926. O edifício, onde está localizado, tem 12,6 mil metros quadrados de área construída, abriga 1,6 mil funcionários e movimenta 350 toneladas de alimentos por dia.

São 291 boxes divididos de acordo com o ramo de atividade: açougue, avícola, empório, lanchonete, mercearia, casas de laticínios, peixaria, quitanda, entre outros. Por meio do Decreto nº 35.275, de 6 de julho de 1995, passou a ser denominado Mercado Municipal Paulistano. Em média, circulam pelo local 14 mil visitantes diariamente.

No final de 2003, o Mercadão recebeu reformas que duraram um ano. Foram realizadas obras de infra-estrutura, drenagem, instalações elétricas e hidráulicas e pintura completa. Também foi criado, no local, espaço gastronômico em um mezanino com 2 mil metros quadrados de área.Considerado marco arquitetônico da cidade de São Paulo, o edifício foi projetado pelo Escritório de Ramos de Azevedo e demorou quatro anos para ser executado. Desse mesmo escritório saíram grandes projetos: o Teatro Municipal, o Palácio das Indústrias, a Pinacoteca, os Correios e o Colégio Sion.

Para o edifício foi escolhido acabamento requintado, coleção de belos vitrais, colunas internas e externas em estilo grego, jônico ou dórico; telhas de vidros e clarabóias para proporcionar iluminação perfeita e natural.

Vitrais – confeccionados por Conrado Sorgenicht Filho, cujo trabalho também pode ser apreciado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras – foram colocados na edificação. Para servirem de documento histórico da produção agrícola e agropecuária paulista, os vitrais foram produzidos com vidros coloridos, vindos da Alemanha. São 32 painéis, subdivididos em 72 vitrais que retratam o trabalho manual do colono no cultivo e colheita, a tração animal para o arado e para o transporte, a paisagem, a criação de gado e de aves.

Em 1932, as obras foram finalizadas. A inauguração oficial foi realizada em 25 de janeiro de 1933. Aos poucos, os comerciantes do mercado velho foram se transferindo para o local.

Serviço

Mercado Municipal Paulistano

Rua da Cantareira, 306 – Parque D. Pedro II – vizinho do Palácio das Indústrias

De segunda-feira a sábado, das 6 às 22 horas (atacado) e de segunda-feira a sábado das 6 às 18 horas (varejo)

Domingos, das 6 às 16 horas

Feriados, das 6 às 16 horas

Mais informações pelo telefone (11) 3228-0673

Marília Mestriner

Da Agência Imprensa Oficial

(J.H.)