Mentor da Lei Antifumo dá nome ao maior ambulatório de saúde de SP

Luiz Roberto Barradas Barata, secretário da Saúde falecido em 17 de julho, recebeu homenagem póstuma nesta sexta-feira

sex, 06/08/2010 - 15h03 | Do Portal do Governo

O médico sanitarista Luiz Roberto Barradas Barata, secretário da Saúde de São Paulo falecido em 17 de julho deste ano, vítima de infarto, será o nome do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Heliópolis, considerado o maior do Estado e inaugurado em dezembro de 2009. O decreto que concede a homenagem póstuma foi assinado nesta sexta-feira, 6, pelo governador Alberto Goldman.

Barradas foi idealizador da lei antifumo paulista, que completa um ano neste sábado, dia 7, com 99,7% de adesão dos estabelecimentos inspecionados pelos cerca de 500 agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon.

O secretário também idealizou os AMEs, um novo modelo resolutivo de atendimento ambulatorial pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que reúne em um mesmo local consultas com médicos especialistas, exames de apoio diagnóstico e, em alguns casos, pequenas cirurgias.

A proposta dos AMEs é agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, desafogando os hospitais gerais, que poderão se dedicar ao atendimento de urgências e emergências e à realização de cirurgias mais complexas. Com atendimento regionalizado, a marcação de consultas nos AMEs é feita pelas Unidades Básicas de Saúde municipais por meio de um sistema online, facilitando a escolha do melhor dia e horário para o paciente.

Instalado na região da maior favela de São Paulo, o AME é o primeiro centro ambulatorial do Brasil a contar com serviço integrado de ressonância magnética, tomografia e medicina nuclear. Ao todo, são seis salas de cirurgia, 12 leitos de recuperação pós-anestésica, 24 leitos de hospital-dia e 45 consultórios, além de equipamentos de ponta como ultra-sonografia endoscópica.

Desde 2007, foram implantados 31 AMEs no Estado e até o final deste ano serão 40. Somente em 2010 os AMEs deverão realizar cerca de três milhões de consultas médicas, nove milhões de exames de laboratório e raio-x e 73,3 mil cirurgias.

Nascido em Santo André, na Grande São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata esteve à frente da Secretaria da Saúde de 1995 a 2010, como secretário-adjunto e titular. Durante esse período, a pasta entregou 31 novos hospitais, criou o programa Dose Certa para distribuição de medicamentos básicos à população, construiu duas novas fábricas de remédios e uma de vacinas, reorganizou toda a rede de atendimento em São Paulo, entregou o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – maior centro de oncologia da América Latina – idealizou e entregou 31 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), que oferecem um modelo mais ágil e moderno de consultas e exames, idealizou a Lei Antifumo, humanizou o atendimento nos hospitais, realizou mutirões de consultas e exames, lançou um programa de promoção da atividade física adotado como exemplo pela Organização Mundial de Saúde e entregou o primeiro hospital público especializado em transplantes do Brasil.

Foi também com o secretário Barradas que São Paulo valorizou as instituições filantrópicas sérias e adotou um modelo inovador de gestão de hospitais públicos, o de Organizações Sociais de Saúde, por intermédio de parcerias com entidades do terceiro setor. Devido ao seu sucesso, o modelo foi implantado em outros 14 estados e 71 municípios brasileiros, garantindo maior eficiência e qualidade na prestação de serviços de saúde aos pacientes da rede pública.

Clique aqui e confira os números do balanço de um ano de implantação da Lei Antifumo.

Da Secretaria da Saúde