Menos estresse no Hospital Infantil Cândido Fontoura

Atividades com crianças e pré-adolescentes ajuda a reduzir o estresse e a melhorar o sono à noite.

qua, 21/01/2009 - 15h04 | Do Portal do Governo

Estudo realizado pela Secretaria da Saúde no Hospital Infantil Cândido Fontoura, na zona leste da capital, comprova que a promoção de atividades de entretenimento com crianças e pré-adolescentes, durante o período de internação, ajuda a reduzir o estresse e a melhorar o sono à noite.

De janeiro de 2007 a janeiro de 2008 foram avaliados 330 pacientes infantis e infanto-juvenis, de 4 a 14 anos, internados no hospital em decorrência de problemas respiratórios. Desse total, metade praticou atividades na brinquedoteca. Os demais não tiveram acesso a brinquedos, nem mesmo nos leitos, embora tenham sido encaminhados para passeios pelo hospital na companhia da equipe de recreação.

Foram excluídas do estudo as crianças com alguma dificuldade de locomoção, portadoras de doenças neuropsiquiátricas ou que usaram medicações que alterassem o nível de cortisol urinário. Os pacientes avaliados tiveram a urina coletada no primeiro e quinto dias de internação, para aferição dos níveis de cortisol, utilizado para medir o grau de estresse.

Disposição matinal – O grupo de crianças e pré-adolescentes que passou pela brinquedoteca apresentou, em média, níveis de cortisol urinário mais baixo e teve mais horas de sono à noite do que o grupo que não brincou. Os pacientes que brincaram demonstravam, inclusive, mais disposição ao acordar, indicando que a qualidade do sono foi melhor.

Algumas crianças que não brincaram dormiram mais durante o dia, o que foi considerado fator de fuga ao estresse durante a hospitalização. “A melhora nos padrões de sono e a diminuição do estresse facilitam a recuperação e podem evitar o prolongamento da internação de crianças e pré-adolescentes”, afirma a terapeuta ocupacional Clarisse Potasz, coordenadora do estudo.

Da Secretaria da Saúde