Memorial: Videoteca de junho traz o cinema de chuteiras

São filmes e documentários que têm o futebol como tema ou pano de fundo

seg, 05/06/2006 - 20h48 | Do Portal do Governo

Elevado à categoria de épico por Nelson Rodrigues, ou tornado mais um produto rentável que traz pouca surpresas,  na opinião do escritor uruguaio Eduardo Galeano, o futebol mobiliza as atenções, ainda mais em ano de Copa do Mundo.

No mês de junho, a Videoteca do Memorial apresenta alguns filmes e documentários que têm o futebol como tema ou pano de fundo.

Período: 01 a 29 de junho de 2006

Biblioteca Victor Civita : Segunda a Sexta (10h00, 12h00 e 15h00),

Sábado  (10h30 e 12h30)

Obs: Nos dias 13 e 22, não haverá a última sessão, devido aos jogos do Brasil

Dias 1 e 16

O CORINTIANO.  Direção de Milton Amaral. Brasil. 1966.  100 min. Com Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lúcia Lambertini, Nicolau Guzzardi, Roberto Pirillo.

Torcedor do Corinthians entra em conflito com os filhos e os vizinhos por causa do seu fanatismo pelo time.

Dias 2 e 17

COPA 70: BRASIL TRICAMPEÃO. Brasil. 1970.  37 min. Documentário.

Os gols e os lances que marcaram a conquista do tricampeonato mundial de futebol pela seleção brasileira.

Dias 3 e 20

TOSTÃO, A FERA DE OURO.  Direção de Paulo Laender e Ricardo Gomes Leite. Brasil. 1970. 70 min. Documentário.

A vida e a carreira do jogador de futebol Tostão. Parentes, técnicos, jogadores e o próprio Tostão prestam depoimentos que, intercalados a trechos de grandes jogadas, montam a trajetória do craque desde o início de sua carreira, num time de subúrbio, até a sua consagração na Copa do México, em 1970.

Dias 6 e 21

ASA BRANCA: UM SONHO BRASILEIRO. Direção de Djalma Limongi Batista. Brasil. 1981. 113 min. Com Edson Celulari, Eva Wilma, Walmor Chagas, Gianfrancesco Guarnieri, Geraldo Del Rey.

Jovem jogador de futebol do interior vai para São Paulo em busca de consagração. Sua chance surge quando conhece um publicitário que se torna seu amigo e com ele se envolve afetivamente.

Dias 7 e 22

PRA FRENTE, BRASIL. Direção de Roberto Farias. Brasil. 1981. 105 min. Com Reginaldo Faria, Antônio Fagundes, Natália do Vale, Elizabeth Savalla, Claudio Marzo, Carlos Zara

Pacato cidadão de classe média é confundido com um ativista político, preso e torturado por agentes federais, durante a euforia do milagre econômico brasileiro e da Copa do Mundo de 1970.

Dias 8 e 23

GARRINCHA – ESTRELA SOLITÁRIA. Direção de Milton Alencar Jr. Brasil. 2003. 105 min. Com André Gonçalves, Taís Araújo, Marília Pêra, Chico Diaz, Henrique Pires. Documentário.

Mostra a vida do jogador Mané Garrincha dentro e fora do campo, confrontando o mito do futebol mundial ao homem humilde do interior.

Dias 9 e 24

PELÉ ETERNO. Direção de Aníbal Massaini Neto. Brasil. 2004. 125 min. Documentário.

Acompanha a história do maior atleta do milênio, o incontestável Rei Pelé.

Dias 10 e 27

O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA. Direção de Bruno Barreto. Brasil. 2005. 93 min. Com Luana Piovani, Marco Ricca, Luis Gustavo, Matha Mellinger, Berta Zemel. 

Romeu, corintiano roxo, conhece a palmeirense Julieta e faz o impossível para conquistar a bela e sua família. Finge ser torcedor do time rival a ponto de se tornar sócio do clube e freqüentar os jogos. A mentira gera uma série de confusões e acontecimentos inesperados.

Dias 13 e 28

GINGA, A ALMA DO FUTEBOL BRASILEIRO. Direção de Fernando Meirelles. Brasil. 2006. 79 min. Documentário.

Por todo o Brasil, segue o desenvolvimento de jovens jogadores de futebol, entre eles Robinho, hoje um dos principais jogadores da Seleção Brasileira.

Dias 14 e 29

A HISTÓRIA DO FUTEBOL: UM JOGO MÁGICO. Brasil. 2006. 144 min. Documentário.

Ampla visão do futebol, desde as primeiras notícias que saíram na imprensa até as “superpotências” que são os times atuais, passando pelos grandes jogadores e pelas Copas do Mundo.

Do Memorial da América Latina