Memorial tem seminário sobre Cuba e novas lideranças políticas

Será no dia 31 de outubro, no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina

ter, 23/10/2007 - 12h44 | Do Portal do Governo

O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, do Memorial da América Latina, apresenta o seminário “Cuba e as Novas lideranças políticas na América Latina” no próximo dia 31 de outubro, uma quarta-feira. A questão será abordada pelo cientista político cubano Luis Suárez Salazar e pelo argentino radicado no Brasil Luiz Fernando Ayerbe. O primeiro é professor da Universidade de Havana e o segundo, da UNESP.

O seminário serve de complemento ao curso “Novas Lideranças Políticas da América Latina”, ocorrido no Memorial em agosto último. Na oportunidade, especialistas em América Latina analisaram a ascensão de líderes como Hugo Chavez, Evo Morales, Nestor Kichiner, Rafael Correa, entre outros.

A compreensão dos novos cenários latino-americanos é um desafio de múltiplas dimensões, tanto pela variedade de países, sub-regiões, sociedades e culturas, como pela diversidade de possibilidades temáticas e metodológicas. Desta perspectiva, o seminário “Cuba e as Novas lideranças políticas na América Latina” tem como objetivo analisar a conjuntura política cubana atual e as relações de Cuba com os demais países latino-americanos.

Prof. Dr. Luis Suárez Salazar é formado em Ciências Políticas pela “Universidad de La Habana” e pós-graduado em Filosofia e Doutor em Ciências Sociológicas. Esta é a terceira vez que vem ao Memorial. A primeira, foi acompanhando o presidente Fidel Castro, em 1990, e a segunda, no ano passado, quando ministrou palestra sobre “o imperialismo norte-americano ao longo do tempo.”

Atualmente é professor titular adjunto da Faculdade de Filosofia e História da mesma universidade e do Instituto Superior de Relações Internacionais “Raúl Roa García” do Ministério de Relações Exteriores de Cuba. Tem uma vasta produção literária, sendo co-autor,editor e/ou autor de cerca de vinte e cinco livros.

Prof. Dr. Luiz Fernando Ayerbe é professor de História na UNESP e coordenador do Observatório das Relações Estados Unidos – América Latina, do programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas”, da UNESP, UNICAMP e PUC-SP.

Serviço:

“Cuba e as Novas lideranças políticas na América Latina”
Data: 31 de outubro de 2007, quarta-feira
Horário: das 19h30 às 22h30
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita/ Memorial da América Latina
Av Auro Soares de Moura Andrade, 664
Fone: (11) 3823.4600
ENTRADA FRANCA

Do Memorial da América Latina

(C.C.)