Memorial tem oficinas e workshops na semana nacional dos museus

Evento acontece de 12 a 18 de manio; confira a programação

sáb, 10/05/2008 - 20h02 | Do Portal do Governo

Memorial da América Latina participa da 6ª Semana Nacional de Museus entre os dias 12 e 18 de maio, que terá como tema “Museus como Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento”. No Memorial, o evento conta com oficinas de origami, workshop de monotipia, literatura de cordel e xilogravura, além de palestra e visitas guiadas pelo conjunto arquitetônico projetado por Niemeyer.

Promovida desde 2003 pelo Demu/Iphan e a Associação Brasileira de Museus (ABM), a Semana Nacional de Museus acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), com o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.

As seis edições somam mais de cinco mil eventos. Só no ano passado, cerca de três milhões de pessoas prestigiaram a iniciativa. A Semana recebe apoio do Ministério da Cultura, Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e Memorial da América Latina.

Neste ano, participarão da 6ª Semana 447 museus e serão realizados 1.420 eventos em todas as regiões do país. A programação completa está no site http://www.museus.gov.br/vi_snm_programa/sp.htm

Programação do Memorial:

13, 16, 17 de maio:

Oficina – “O Japão dos Origamis”

Horário: 10h às 12h e das 14h às 16h.

Em comemoração ao centenário de imigração japonesa, o Memorial oferece oficinas de dobradura de papel, segundo a técnica oriental milenar, coordenadas pela psicóloga e educadora catarinense Rachel Grenfell.

 

13 de maio:

Palestra – “De Olhos fechados”

Horário: 15h às 17h.

A artista plástica Ângela Barbour relata sua experiência como artista e produtora de imagens táteis para deficientes visuais durante o Projeto Céu Aberto -desenvolvido no Memorial entre os anos 2001 e 2003,  proporcionou acessibilidade aos portadores de necessidades especiais nos espaços da Fundação.

Ao lado do advogado Carlos Alexandre Campos e do sociólogo Sidnei da Silva, Barbour foi responsável pelas imagens táteis que  ilustraram o livro Pavilhão da Criatividade – Uma Visão Especial –  editado pelo Memorial da América Latina, em 2002. A publicação é pioneira no Brasil na catalogação de obras de arte para portadores de deficiência visual e foi incorporado ao acervo do Museu do Louvre, em Paris. Isto significa que o livro não faz parte da biblioteca do museu, mas de sua coleção de obras de arte.

 

14 de maio:

Visita guiada ao Complexo Cultural Memorial da América Latina

Horário: das 10h à 12h

Monitores acompanharão o público em passeio pelo conjunto arquitetônico projetado por Niemeyer.

 

14 de maio:

Workshop de Literatura de Cordel e Xilogravura

Horário: das 14h às 18h

A oficina visa apresentar a cultura popular brasileira de uma forma experimental, usando a xilogravura (gravura em madeira) tal como na literatura de cordel do nordeste brasileiro. Coordenados pela artista Alice Quadrado, os participantes desenvolverão projeto coletivo, por meio do qual enfrentarão questões práticas e teóricas suscitadas por essa técnica tradicional.

 

15 de maio:

Workshop de Monotipia

Horário: das 14h às 18h

A artista plástica Ângela Barbour apresenta a monotipia – técnica de gravura que, como o próprio nome sugere, tem como resultado somente uma cópia do trabalho. A Oficina propõe uma nova leitura dos espaços do Memorial por meio do traço e da mancha gráfica, tendo como objetivo a criação de um caderno de artista.

 

16 de maio:

Visita guiada – “Etnias: do primeiro e sempre Brasil”

Horário: das 14 às 15h

Passeio guiado pelo conjunto de painéis em argila, bronze e alumínio, idealizados pela artista plástica Maria Bonomi, que lança um olhar sobre os habitantes que viviam no Brasil antes da invasão dos europeus até os dias de hoje.

 

16 de maio:

Visita ao Complexo Cultural Memorial da América Latina

Horário: das 15h às 17h

Monitores acompanharão o público em passeio pelo conjunto arquitetônico projetado por Niemeyer.

 

17 de maio:

Visita Guiada à Reserva Técnica do Acervo Indígena: Projeto de Implantação

Horário: das 14h30 às 16h30.

A restauradora Daisy Estrá apresentará o acervo indígena sob guarda do Memorial (que pertencia ao Banco Santos, sob intervenção) e falará sobre o projeto de implantação da reserva técnica desse acervo.

 

Do Memorial da América Latina

(I.P.)