Memorial sedia festa cultural e religiosa da comunidade boliviana

Haverá apresentações de 16 grupos folclóricos, barracas de comidas típicas e artesanato  O Memorial da América Latina se transformará num pequeno pedaço da Bolívia, nos dias 7, 8 e 9 […]

qui, 06/08/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Haverá apresentações de 16 grupos folclóricos, barracas de comidas típicas e artesanato 

O Memorial da América Latina se transformará num pequeno pedaço da Bolívia, nos dias 7, 8 e 9 de agosto. Para comemorar os 184 anos da independência boliviana – proclamada em 6 de agosto de 1825 – o Consulado da Bolívia vai apresentar um pouco dos costumes e festejos do país cujo nome homenageia Simón Bolívar, o libertador da Bolívia (e também da Venezuela, Colômbia, Equador e Panamá). 

Na sexta-feira, 7, às 19 horas, no Salão de Atos do Memorial, acontecerá a Vigília para as Virgens de Copacabana e Urkupiña, tradicional evento religioso. No sábado e no domingo, 8 e 9, às 11 horas, haverá missa para a Virgem de Copacabana no mesmo local, seguida de procissão até a Praça Cívica do Memorial. A partir das 12 horas começará a apresentação de 16 grupos folclóricos, com 6.500 participantes no total.

Serão apresentadas danças típicas como Diabladas, Morenadas, Sapateado, Caporales (dança jovem de origem africana) Tarqueadas (com flautas e bumbos típicos do altiplano), Thinkus (luta coreografada, que reverencia o plantio e a colheita), Kullawada (as dançarinas se apresentam com uma roca e festejam o fiar e a rica produção de tecido boliviana) e dança com zampoñas (instrumento de sopro tradicional).

Haverá também barracas de comidas típicas – as deliciosas salteñas, empanadas e outros pratos tradicionais – e de artesanato.

Serviço
II Festa Cultural e Religiosa da Comunidade Boliviana
Datas: sexta, 7 de agosto, às 19h; sábado e domingo, 8 e 9 de agosto, a partir das 10h
Praça Cívica – Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Entrada franca

Do Memorial da América Latina