Memorial recebe festa de aniversário da Caravana do Cordel

Programação conta com lançamentos de livros, feira de literatura, exposição, recital, exposição música e cantoria

sex, 12/11/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina recebe neste sábado, 13, a festa que comemora os dois anos de atividades da Caravana do Cordel. O grupo iniciou seus trabalhos em 2008, quando se apresentava no Espaço Cineclubista da rua Augusta, em São Paulo.

A Caravana do Cordel é um movimento-escola formado por professores, poetas cordelistas, repentistas, atores, declamadores, músicos e folcloristas. O objetivo do grupo é estudar, pesquisar, promover e difundir a cultura do nosso povo e, sobretudo, o cordel brasileiro. Para tanto promove em diferentes equipamentos culturais – escolas, universidades, faculdades, sociedade amigos de bairros, creches, praças e centros culturais de tradições nordestinas, entre outros – seminários, palestras, oficinas, feiras, exposições, encontros, salão do cordel, sarau literomusical tendo sempre a poesia rimada e metrificada como ponto de partida.

O cordel, originário do Nordeste e hoje presente em todo o Brasil, sempre cumpriu um papel importantíssimo na educação de crianças, jovens e adultos que, durante décadas, tiveram informação, formação e entretenimento por meio das histórias narradas nos cordéis. Também deve-se ressaltar o valor cultural deste tipo de literatura, de rica variedade temática.

A programação conta com lançamentos de livros, feira de literatura de cordel, exposição de capas e folhetos de cordel, recital de poesia tradicional nordestina, exposição de xilogravura e, como não podia deixar de ser, música e cantoria. O show será da Big Band Dissidentes, Quarteto de Cordas, Waldeck de Garanhuns e o Trio Arcoverde. O evento tem o apoio das editoras Luzeiro e Nova Alexandria.

Serviço
Aniversário de dois anos da Caravana do Cordel
Data: sábado, 13, das 15h30 às 19h30
Biblioteca Latino-americana Victor Civita Portão 6
Mais informações: jgsacordel@ig.com.br ou varnecicordel@yahoo.com.br
Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP
Telefone: (11) 3823-4600
Entrada franca

Do Memorial da América Latina