Memorial recebe 1º Festival de Culturas da América Latina

Haverá espetáculos de música, dança, feira de artesanato e comida típica

seg, 12/07/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina recebe o 1º Festival de Culturas da América Latina, nos dias 17 e 18 de julho (sábado e domingo), na Praça Cívica. O evento, que congrega manifestações artísticas e gastronômicas de vários países da região, é uma iniciativa dos Consulados da Bolívia, Peru e Paraguai, e organizado pela Associação dos Latinoamericanos radicados em São Paulo.

Será montado um palco na praça, próximo à famosa “Mão”, escultura de Oscar Niemeyer. Ali haverá espetáculos de músicas e danças promovidos por associações de latino-americanos radicados em São Paulo. Bolivianos, peruanos, paraguaios, chilenos, argentinos, mexicanos, cubanos e equatorianos terão a oportunidade de se expressar por meio de sua cultura tradicional.

São Paulo é, atualmente, uma cidade mundial que abriga pessoas de várias partes do mundo, especialmente egressos dos países vizinhos. Nos anos 70, 80 e 90 muitos deles vieram por motivos políticos, mas hoje o grande atrativo é a pujança econômica da megalópole paulista. Esses imigrantes fazem questões de cultivar a manifestação artística característica de seu país. Para isso eles se organizam em associações que são verdadeiras escolas que se encarregam de transmitir a cultura para as novas gerações, algumas delas já nascidas no Brasil.

Por falar em Brasil, a participação contará com apresentações de uma escola de samba, capoeiristas e três bandas de samba-rock com dançarinos. Além de música e dança, haverá uma feira de artesanato de países com rica tradição dessa arte, como Bolívia, Peru, Paraguai, Chile e Brasil. A festa se complementa com um agrado ao estômago. Peru, Bolívia, Paraguai e Chile trazem sua gastronomia tradicional.

Serviço
1º Festival de Culturas da América Latina
Dias 17 e 18 de julho (sábado e domingo)
Horário: das 12 às 19 horas
Entrada franca

Do Memorial da América Latina