Memorial realiza Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo

Evento será realizado de 1º a 9 de março, no Memorial da América Latina

dom, 24/02/2008 - 18h23 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina realiza, entre os dias 01 e 09 de março, o I Festival Ibero-Americano de teatro de São Paulo com o propósito de mapear a produção contemporânea das artes cênicas na América Latina, Portugal e Espanha. A curadoria é da Profa. Dra. Neyde Veneziano e todas as atividades terão entrada franca.

O evento envolve a participação de 10 países para apresentar ao público paulistano um total de 16 peças teatrais, 16 encenaçitaões de Teatro de Bolso, mesas de debates, performances e oficina de teatro. Os países participantes, além do Brasil, são: Argentina, Bolívia, Cuba, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Itália (participação especial).

A Mostra Oficial terá dez espetáculos estrangeiros e seis brasileiros, que serão apresentados no Auditório Simón Bolívar. Os outros espaços alternativos como Foyer, Salão de Atos e Praça Cívica (onde será montado um Circo) também se tornarão palcos para apresentações.

As encenações do Teatro de Bolso acontecerão todos os dias no Foyer do Auditório, antes das sessões da Mostra Oficial, com performances de até 10 minutos (teatralizações e segmentos de textos), objetivando envolver não só o público, mas também os artistas, grupos e companhias.

Paralelamente aos espetáculos acontecem quatro Mesas de Debates, formadas por renomados e respeitados profissionais da área que discutirão o papel e a importância do teatro na América Latina, mediadas pela curadora do festival, Neyde Veneziano. Cada país participante terá seu representante para falar, trocar experiências e mostrar as tendências estético-teatrais das diversas regiões que, embora distantes entre si, têm em comum seu processo civilizatório ligado à Península Ibérica. Além disso, será realizada uma Oficina Prática com 22 vagas para os interessados inscritos, a cargo da Companhia Mínima de Teatro.

O Memorial da América Latina estima reunir um público aproximado de 16 a 18 mil pessoas entre todas as atividades, que contarão com um número específico de senhas para acesso gratuito ao público.

Programação das atividades:

Dia 1º de março – sábado

• 20h – Abertura

• 21h15 – Cia. Leões de Circo (RJ/BR)

Espetáculo: A Descoberta das Américas

• Coquetel de lançamento do FestivalDia 2 de março – domingo

• 19h – Cia. de Teatro-Rock (SP / BR)

Espetáculo: A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar

• 21h15 horas – Cia. Teatro de Acá (Montevidéu / Uruguai)

Espetáculo: Pentágono.Dia 3 de março – segunda

• 16h – 1ª Mesa de Debates

• 19h – Cia. Teatro Art’Imagem (Porto / Portugal)

Espetáculo: Babine, o Parvo

• 21h15 – Compañía Miranda (México – Cidade do México).

Espetáculo: El Solitario de PessoaDia 4 de março – terça

• 16h – 2ª Mesa de Debates

• 20h – Cinema Nuovo Italiano (Itália) – Convidado Especial

   Espetáculo: Una Vita per Federico

• 21h15 – Grupo DIXZ – (Argentina)

Espetáculo: Una Tragedia ArgentinaDia 5 de março – quarta

• 14h às 17h30 – Oficina c/ MíniCia Teatro (1° dia)

• 16h – 3ª Mesa de Debates

• 19h – Cia. Os Fofos Encenam (apresentação no Circo Fiesta)

   Espetáculo: Ferro em Brasa

• 21h15 – Mujeres Inolvidables (Havana / Cuba)

Espetáculo: La Lupe ¿puro teatro?Dia 6 de março – quinta

• 14h às 17h30 – Oficina c/ MíniCia Teatro (2° dia)

• 16h – 4ª Mesa de Debates

• 19h – Grupo Tapa (SP / BR)

Espetáculo: A Mandrágora

• 21h15 – Grupo La Cueva (Sucre / Bolívia)

Espetáculo: AlasestatuasDia 7 de março – sexta

• 19h – MiniCia Teatro

Espetáculo: Melhor Não Incomodá-la

• 21h15 – Cia. Perez de La Fuente (Madrid / Espanha)

Espetáculo: Dónde Estás Ulalume – Dónde Estás?Dia 8 de março – sábado

• 19h – Grupo Teatro Del Caballero

Espetáculo: De Paris, um Caballero

• 21h15 – Cia. Perez de La Fuente (Madrid / Espanha)

Espetáculo: Dónde Estás Ulalume – Dónde Estás?Dia 9 de março – domingo

• 17h – Teatro Commune (Apresentação no Circo Fiesta)

Espetáculo: O Arlecchino

• 20h – Companhia de Teatro de Braga

Espetáculo: Dorotéia

Encerramento

Teatro de Bolso

Dia 1 de março – sábado

22h50 – Risoterapia

Cia. Território Brasil

Direção: Creusa Borges

Texto: Nilton RodriguesDia 2 de março – domingo

18h40 – Ópera do Malandro

Cia. Promon Actor School

Direção: Péricles Martins

Texto: Chico Buarque

20h40 – A Cartomante

Cia. Paulista de Repertório

Direção: Elvira Gentil

Texto: Machado de AssisDia 03 de março – segunda

17h40 – O Baile

Cia. G10

Concepção: Heberth Batista

20h40 – Por trás do Retrato

Cia. Foccus

Direção: coletiva da Cia. Foccus

Texto: Bruno AkimotoDia 4 de março – terça

20h40 – Bruto Amor

Cia. Ronaldo Gutierrez

Concepção: Ronaldo GutierrezDia 5 de março – quarta

18h40 – Dança Egípcia

Cia. Giselle kenj

Direção e Texto: Giselle Kenj

20h40 – Sharmel Sheika

Cia. Giselle kenj

Concepção: Giselle KenjDia 6 de março – quinta

18h40 – Delicado

Bonatto Produções

Direção: Clayton Bonardi e Fernanda Fazzi

Texto: Nelson Rodrigues

20h40 – Óbvios, a relação do humor

Cia. Óbvios

Direção: Raphael Vele

Texto: coletivo da Cia. ÓbviosDia 7 de março – sexta

18h40 – Panorama do Fascismo

Cia. Py

Direção: Thiago Reis Vasconcelos

Texto: Oswald de Andrade

20h40 – Apoteose Rio

Cia. N – 02

Concepção: Kevin DavidDia 8 de março – sábado

18h40 – E se a gente esperasse

Cia. Artera de Teatro Experimental

Direção: Ricardo Correa

Texto Samuel Beckett

20h40 – Cenas Musicadas do espetáculo: Náufragos da Rua Constança

Cia. Antropofágica

Direção: Thiago Reis Vasconcelos

Texto: Diogo Marques e Thiago Reis VasconcelosDia 9 de março – domingo

20h20 – O Açougue ou de como Frank Sinatra me emociona

Cia. do Abate

Direção: Marcelo Soler

Coordenação: Nilton TravessoTeatro de Rua

16h – Zacarias, um artista pirotécnico

Troupe Drao

Direção e texto: Jonathan Milan e Newton Tavares

Dias 1, 2, 8 e 9

Sábados às 16h e domingos às18hOficinas

e-mail: oficinasfestivalibero@hotmail.com• Oficina 1

Dias 6 e 7 de março – quinta e sexta – das 14 horas às 17h30

Tema: Estudos da Linguagem no Espetáculo “Melhor Não Incomodá-La”

Coordenação: Luísa Helene

No processo de criação do espetáculo Melhor não Incomodá-la, a MiniCia Teatro investe no treinamento continuado, visando a criação de um universo técnico-poético comum ao coletivo de atores envolvidos no trabalho e, ao mesmo tempo, potencializador da linguagem desenvolvida pela encenação e dramaturgia. Os participantes da oficina poderão compartilhar com o grupo da experimentação prática de alguns aspectos da linguagem que nortearam a pesquisa. Entre eles, os conceitos de movimento, ação e convenção, assim como os elementos que compõem o movimento: espacialidade, respiração, peso, energia, e ritmo.• Oficina 2 (complemento)

Dia 7 de março – sexta – às 18 horas

Encenação do espetáculo Melhor Não Incomodá-La

Coordenação: Giuliano Tierno

A oficina visa estabelecer a relação entre os conceitos da encenação, da dramaturgia e do espaço cênico e o resultado material da articulação de todas as frentes de trabalho na construção do espetáculo.

Sinopses dos espetáculos / Mostra Oficial

Argentina

Grupo DIXZ

Espetáculo: Una Tragedia Argentina

Sinopse: comédia negra sobre segredos de uma família. Os membros dessa família vivem, diariamente, em meio à hipocrisia e à dissimulação. Uma pergunta de um dos personagens desencadeia inúmeras confissões, gerando feridas nos corpos e nas almas de cada um.Bolívia

Cia. Teatro La Cueva

Espetáculo: Alasestatuas

Sinopse: Alguns eventos que ocorrem no Cosmo acontecem na terra. Aniceto e Mario se encontram para conversar sobre o ocorrido. Aniceto com idéias e Mario com o esforço tentam desvendar os mistérios.Cuba

 Mujeres Inolvidables

Espetáculo: La Lupe¿puro teatro?

Sinopse: A peça conta um trecho da história de La Lupe, uma cantora extremamente popular. Mostra-se o local onde a artista começou sua carreira e obteve sua consagração. A obra é a entrega de um tradutor que aposta na presença inefável de uma artista.Espanha

Cia. Perez de La Fuente

Espetáculo: ¿Dónde Estás Ulalume, Dónde Estás?

Sinopse: Fantástica reconstrução dos últimos dias de Edgar Allan Poe. O poeta se lança na noite da cidade de Baltimore e perde a consciência cercado por fantasmas e horrores do delirium tremens. Afogado em álcool e em meio à crise de melancolia, carrega a perda definitiva de sua querida Virgínia, a mulher-menina, transformada em Ulalume no belo e espantoso poema de Poe. Um texto imprescindível do grande dramaturgo, Afonso Sastre.Portugal – Cidade do Porto

Cia. Teatro Art’ Imagem

Espetáculo: Babine, o Parvo

Sinopse: Lá vai Babine, de terra em terra, percorrendo os vastos caminhos da Rússia. E como todos sabem, são muitos países juntos. À procura de outros lugares e pessoas nas mais inesperadas situações. Babine pretende fazer novas amizades, mas nunca encontra as palavras certas para que os desconhecidos aceitem de bom grado a sua presença. Diz coisas inconvenientes às situações que encontra. Sua mãe, mulher e irmã dão-lhe conselhos, só que tarde demais. No final, Babine acaba por entender, à sua custa, que deve pensar pela sua própria cabeça. Uruguai

Cia. Teatro de Acá

Espetáculo: Pentágono

Sinopse: A peça mostra conflitos não só nossos, mas de origem universal: a situação dos idosos rejeitados pelos mais jovens, a ambição e o poder, o confronto entre pais e filhos etc. E em especial, o impulso vital necessário para enfrentarmos todas as fases da vida com as novas motivações e projetos.Brasil – São Paulo

Cia. Os Fofos Encenam

Espetáculo: Ferro em Brasa

Sinopse: Uma jovem aldeã descobre que seu futuro marido está apaixonado por sua mãe. Ao descobrir o caso, seu pai assassina brutalmente os dois amantes, deixando-a órfã e sem marido. Apesar da roupagem cômica, a contundência do drama familiar presente no texto original foi preservada por Moreno que, em parceria com o diretor Fernando Neves, optou por dar visibilidade à questão da violência contra a mulher. “Em torno desse ato que segue impune, o autor constrói toda a história. Os medos, aflições e opressões inerentes à personagem feminina que ousa romper convenções se fundem formando o eixo central da narrativa”, explica o dramaturgo.Brasil – São Paulo

Cia. de Teatro-Rock

Espetáculo: A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar

Sinopse: Comédia musical que mostra a trajetória de uma banda. Os acontecimentos são narrados pela irmã de um dos integrantes, que lembra momentos dessa trupe. A trama do musical é conduzida pelas melodias que invadiram as rádios dos anos 80 com artistas e grupos que se tornaram conhecidos a partir daquela década. A peça recebeu o Prêmio FEMSA/Coca-Cola de 2006, na categoria especial pelo conjunto de canto, interpretação e coreografia do elenco.Brasil – São Paulo

Grupo Tapa

Espetáculo: A Mandrágora

Sinopse: Um jovem e rico italiano faz-se passar por médico para conquistar o amor de uma mulher casada que sofre por não conseguir engravidar. Com o consentimento do marido, do padre e da mãe da moça, o falso doutor receita um suspeito tratamento à base de uma raiz conhecida por suas propriedades afrodisíacas: A Mandrágora.Itália – Ragusa

Participação Especial

Cinema Nuovo Italiano

Espetáculo: Una vita per Federico

Sinopse: Da idade medieval à idade moderna a montagem fala da historia de uma protagonista: Costanza D´Altavilla. A obra é composta de uma série de eventos que visam proporcionar uma visão sobre a cultura e a história dos normandos na Sicília no século XII e XIII. Eles engrandeceram o sul de Itália e lançaram as bases da economia, da religião e do pensamento ocidental moderno. Fotos e vídeos no MULTIPLY

Comunidade no ORKUTI Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 12

Barra Funda/SP – Tel: (11) 3823-4600

Entrada Franca

(1 hora antes de cada atividade será distribuído um número limitado de senhas p/ acesso gratuito)

Do Memorial da América Latina

(C.C.)