A Fundação Memorial da América Latina realiza, entre os dias 01 e 09 de março, o I Festival Ibero-Americano de teatro de São Paulo com o propósito de mapear a produção contemporânea das artes cênicas na América Latina, Portugal e Espanha. A curadoria é da Profa. Dra. Neyde Veneziano e todas as atividades terão entrada franca.
O evento envolve a participação de 10 países para apresentar ao público paulistano um total de 16 peças teatrais, 16 encenaçitaões de Teatro de Bolso, mesas de debates, performances e oficina de teatro. Os países participantes, além do Brasil, são: Argentina, Bolívia, Cuba, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Itália (participação especial).
A Mostra Oficial terá dez espetáculos estrangeiros e seis brasileiros, que serão apresentados no Auditório Simón Bolívar. Os outros espaços alternativos como Foyer, Salão de Atos e Praça Cívica (onde será montado um Circo) também se tornarão palcos para apresentações.
As encenações do Teatro de Bolso acontecerão todos os dias no Foyer do Auditório, antes das sessões da Mostra Oficial, com performances de até 10 minutos (teatralizações e segmentos de textos), objetivando envolver não só o público, mas também os artistas, grupos e companhias.
Paralelamente aos espetáculos acontecem quatro Mesas de Debates, formadas por renomados e respeitados profissionais da área que discutirão o papel e a importância do teatro na América Latina, mediadas pela curadora do festival, Neyde Veneziano. Cada país participante terá seu representante para falar, trocar experiências e mostrar as tendências estético-teatrais das diversas regiões que, embora distantes entre si, têm em comum seu processo civilizatório ligado à Península Ibérica. Além disso, será realizada uma Oficina Prática com 22 vagas para os interessados inscritos, a cargo da Companhia Mínima de Teatro.
O Memorial da América Latina estima reunir um público aproximado de 16 a 18 mil pessoas entre todas as atividades, que contarão com um número específico de senhas para acesso gratuito ao público.
Programação das atividades:
Dia 1º de março – sábado
• 20h – Abertura
• 21h15 – Cia. Leões de Circo (RJ/BR)
Espetáculo: A Descoberta das Américas
• Coquetel de lançamento do FestivalDia 2 de março – domingo
• 19h – Cia. de Teatro-Rock (SP / BR)
Espetáculo: A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar
• 21h15 horas – Cia. Teatro de Acá (Montevidéu / Uruguai)
Espetáculo: Pentágono.Dia 3 de março – segunda
• 16h – 1ª Mesa de Debates
• 19h – Cia. Teatro Art’Imagem (Porto / Portugal)
Espetáculo: Babine, o Parvo
• 21h15 – Compañía Miranda (México – Cidade do México).
Espetáculo: El Solitario de PessoaDia 4 de março – terça
• 16h – 2ª Mesa de Debates
• 20h – Cinema Nuovo Italiano (Itália) – Convidado Especial
Espetáculo: Una Vita per Federico
• 21h15 – Grupo DIXZ – (Argentina)
Espetáculo: Una Tragedia ArgentinaDia 5 de março – quarta
• 14h às 17h30 – Oficina c/ MíniCia Teatro (1° dia)
• 16h – 3ª Mesa de Debates
• 19h – Cia. Os Fofos Encenam (apresentação no Circo Fiesta)
Espetáculo: Ferro em Brasa
• 21h15 – Mujeres Inolvidables (Havana / Cuba)
Espetáculo: La Lupe ¿puro teatro?Dia 6 de março – quinta
• 14h às 17h30 – Oficina c/ MíniCia Teatro (2° dia)
• 16h – 4ª Mesa de Debates
• 19h – Grupo Tapa (SP / BR)
Espetáculo: A Mandrágora
• 21h15 – Grupo La Cueva (Sucre / Bolívia)
Espetáculo: AlasestatuasDia 7 de março – sexta
• 19h – MiniCia Teatro
Espetáculo: Melhor Não Incomodá-la
• 21h15 – Cia. Perez de La Fuente (Madrid / Espanha)
Espetáculo: Dónde Estás Ulalume – Dónde Estás?Dia 8 de março – sábado
• 19h – Grupo Teatro Del Caballero
Espetáculo: De Paris, um Caballero
• 21h15 – Cia. Perez de La Fuente (Madrid / Espanha)
Espetáculo: Dónde Estás Ulalume – Dónde Estás?Dia 9 de março – domingo
• 17h – Teatro Commune (Apresentação no Circo Fiesta)
Espetáculo: O Arlecchino
• 20h – Companhia de Teatro de Braga
Espetáculo: Dorotéia
Encerramento
Teatro de Bolso
Dia 1 de março – sábado
22h50 – Risoterapia
Cia. Território Brasil
Direção: Creusa Borges
Texto: Nilton RodriguesDia 2 de março – domingo
18h40 – Ópera do Malandro
Cia. Promon Actor School
Direção: Péricles Martins
Texto: Chico Buarque
20h40 – A Cartomante
Cia. Paulista de Repertório
Direção: Elvira Gentil
Texto: Machado de AssisDia 03 de março – segunda
17h40 – O Baile
Cia. G10
Concepção: Heberth Batista
20h40 – Por trás do Retrato
Cia. Foccus
Direção: coletiva da Cia. Foccus
Texto: Bruno AkimotoDia 4 de março – terça
20h40 – Bruto Amor
Cia. Ronaldo Gutierrez
Concepção: Ronaldo GutierrezDia 5 de março – quarta
18h40 – Dança Egípcia
Cia. Giselle kenj
Direção e Texto: Giselle Kenj
20h40 – Sharmel Sheika
Cia. Giselle kenj
Concepção: Giselle KenjDia 6 de março – quinta
18h40 – Delicado
Bonatto Produções
Direção: Clayton Bonardi e Fernanda Fazzi
Texto: Nelson Rodrigues
20h40 – Óbvios, a relação do humor
Cia. Óbvios
Direção: Raphael Vele
Texto: coletivo da Cia. ÓbviosDia 7 de março – sexta
18h40 – Panorama do Fascismo
Cia. Py
Direção: Thiago Reis Vasconcelos
Texto: Oswald de Andrade
20h40 – Apoteose Rio
Cia. N – 02
Concepção: Kevin DavidDia 8 de março – sábado
18h40 – E se a gente esperasse
Cia. Artera de Teatro Experimental
Direção: Ricardo Correa
Texto Samuel Beckett
20h40 – Cenas Musicadas do espetáculo: Náufragos da Rua Constança
Cia. Antropofágica
Direção: Thiago Reis Vasconcelos
Texto: Diogo Marques e Thiago Reis VasconcelosDia 9 de março – domingo
20h20 – O Açougue ou de como Frank Sinatra me emociona
Cia. do Abate
Direção: Marcelo Soler
Coordenação: Nilton TravessoTeatro de Rua
16h – Zacarias, um artista pirotécnico
Troupe Drao
Direção e texto: Jonathan Milan e Newton Tavares
Dias 1, 2, 8 e 9
Sábados às 16h e domingos às18hOficinas
e-mail: oficinasfestivalibero@hotmail.com• Oficina 1
Dias 6 e 7 de março – quinta e sexta – das 14 horas às 17h30
Tema: Estudos da Linguagem no Espetáculo “Melhor Não Incomodá-La”
Coordenação: Luísa Helene
No processo de criação do espetáculo Melhor não Incomodá-la, a MiniCia Teatro investe no treinamento continuado, visando a criação de um universo técnico-poético comum ao coletivo de atores envolvidos no trabalho e, ao mesmo tempo, potencializador da linguagem desenvolvida pela encenação e dramaturgia. Os participantes da oficina poderão compartilhar com o grupo da experimentação prática de alguns aspectos da linguagem que nortearam a pesquisa. Entre eles, os conceitos de movimento, ação e convenção, assim como os elementos que compõem o movimento: espacialidade, respiração, peso, energia, e ritmo.• Oficina 2 (complemento)
Dia 7 de março – sexta – às 18 horas
Encenação do espetáculo Melhor Não Incomodá-La
Coordenação: Giuliano Tierno
A oficina visa estabelecer a relação entre os conceitos da encenação, da dramaturgia e do espaço cênico e o resultado material da articulação de todas as frentes de trabalho na construção do espetáculo.
Sinopses dos espetáculos / Mostra Oficial
Argentina
Grupo DIXZ
Espetáculo: Una Tragedia Argentina
Sinopse: comédia negra sobre segredos de uma família. Os membros dessa família vivem, diariamente, em meio à hipocrisia e à dissimulação. Uma pergunta de um dos personagens desencadeia inúmeras confissões, gerando feridas nos corpos e nas almas de cada um.Bolívia
Cia. Teatro La Cueva
Espetáculo: Alasestatuas
Sinopse: Alguns eventos que ocorrem no Cosmo acontecem na terra. Aniceto e Mario se encontram para conversar sobre o ocorrido. Aniceto com idéias e Mario com o esforço tentam desvendar os mistérios.Cuba
Mujeres Inolvidables
Espetáculo: La Lupe¿puro teatro?
Sinopse: A peça conta um trecho da história de La Lupe, uma cantora extremamente popular. Mostra-se o local onde a artista começou sua carreira e obteve sua consagração. A obra é a entrega de um tradutor que aposta na presença inefável de uma artista.Espanha
Cia. Perez de La Fuente
Espetáculo: ¿Dónde Estás Ulalume, Dónde Estás?
Sinopse: Fantástica reconstrução dos últimos dias de Edgar Allan Poe. O poeta se lança na noite da cidade de Baltimore e perde a consciência cercado por fantasmas e horrores do delirium tremens. Afogado em álcool e em meio à crise de melancolia, carrega a perda definitiva de sua querida Virgínia, a mulher-menina, transformada em Ulalume no belo e espantoso poema de Poe. Um texto imprescindível do grande dramaturgo, Afonso Sastre.Portugal – Cidade do Porto
Cia. Teatro Art’ Imagem
Espetáculo: Babine, o Parvo
Sinopse: Lá vai Babine, de terra em terra, percorrendo os vastos caminhos da Rússia. E como todos sabem, são muitos países juntos. À procura de outros lugares e pessoas nas mais inesperadas situações. Babine pretende fazer novas amizades, mas nunca encontra as palavras certas para que os desconhecidos aceitem de bom grado a sua presença. Diz coisas inconvenientes às situações que encontra. Sua mãe, mulher e irmã dão-lhe conselhos, só que tarde demais. No final, Babine acaba por entender, à sua custa, que deve pensar pela sua própria cabeça. Uruguai
Cia. Teatro de Acá
Espetáculo: Pentágono
Sinopse: A peça mostra conflitos não só nossos, mas de origem universal: a situação dos idosos rejeitados pelos mais jovens, a ambição e o poder, o confronto entre pais e filhos etc. E em especial, o impulso vital necessário para enfrentarmos todas as fases da vida com as novas motivações e projetos.Brasil – São Paulo
Cia. Os Fofos Encenam
Espetáculo: Ferro em Brasa
Sinopse: Uma jovem aldeã descobre que seu futuro marido está apaixonado por sua mãe. Ao descobrir o caso, seu pai assassina brutalmente os dois amantes, deixando-a órfã e sem marido. Apesar da roupagem cômica, a contundência do drama familiar presente no texto original foi preservada por Moreno que, em parceria com o diretor Fernando Neves, optou por dar visibilidade à questão da violência contra a mulher. “Em torno desse ato que segue impune, o autor constrói toda a história. Os medos, aflições e opressões inerentes à personagem feminina que ousa romper convenções se fundem formando o eixo central da narrativa”, explica o dramaturgo.Brasil – São Paulo
Cia. de Teatro-Rock
Espetáculo: A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar
Sinopse: Comédia musical que mostra a trajetória de uma banda. Os acontecimentos são narrados pela irmã de um dos integrantes, que lembra momentos dessa trupe. A trama do musical é conduzida pelas melodias que invadiram as rádios dos anos 80 com artistas e grupos que se tornaram conhecidos a partir daquela década. A peça recebeu o Prêmio FEMSA/Coca-Cola de 2006, na categoria especial pelo conjunto de canto, interpretação e coreografia do elenco.Brasil – São Paulo
Grupo Tapa
Espetáculo: A Mandrágora
Sinopse: Um jovem e rico italiano faz-se passar por médico para conquistar o amor de uma mulher casada que sofre por não conseguir engravidar. Com o consentimento do marido, do padre e da mãe da moça, o falso doutor receita um suspeito tratamento à base de uma raiz conhecida por suas propriedades afrodisíacas: A Mandrágora.Itália – Ragusa
Participação Especial
Cinema Nuovo Italiano
Espetáculo: Una vita per Federico
Sinopse: Da idade medieval à idade moderna a montagem fala da historia de uma protagonista: Costanza D´Altavilla. A obra é composta de uma série de eventos que visam proporcionar uma visão sobre a cultura e a história dos normandos na Sicília no século XII e XIII. Eles engrandeceram o sul de Itália e lançaram as bases da economia, da religião e do pensamento ocidental moderno. Fotos e vídeos no MULTIPLY
Comunidade no ORKUTI Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 12
Barra Funda/SP – Tel: (11) 3823-4600
Entrada Franca
(1 hora antes de cada atividade será distribuído um número limitado de senhas p/ acesso gratuito)
Do Memorial da América Latina
(C.C.)