Memorial realiza debate sobre o cinema latino-americano

O debate faz parte das comemorações dos 20 anos do Memorial, comemorados neste mês de março

ter, 03/03/2009 - 20h07 | Do Portal do Governo

O cinema e a construção da identidade cultural latino-americana são temas do debate “Cinema na América Latina”, que acontecerá no dia 11 de março, quarta-feira, no Memorial da América Latina, com entrada franca. O debate faz parte das comemorações dos 20 anos do Memorial, comemorados neste mês de março.

Mediado pela jornalista e teórica de cultura Daniela Gillone, o debate terá a participação dos cineastas Cacá Diegues, “O Maior Amor do Mundo” (2006); Philippe Barcinski, “Não Por Acaso” (2007); Thomas Farkas, “Certas Palavras com Chico Buarque” (1980), e dos professores Waldenyr Caldas – Sociólogo e teórico de cultura, e Rubens Machado, ambos da ECA-USP.

O Urso de Ouro deste ano para o filme peruano “La teta assustada” (2009), de Cláudia Llosa e os sete filmes pré-indicados à corrida ao título de melhor filme estrangeiro do Oscar 2009 – o argentino “Leonera”, o chileno “Tony Manero“, o colombiano “Perro Come Perro”, o mexicano “Arráncame La Vida” , o uruguaio “Matar a Todos”, o venezuelano, “El Tinte de la Fama”, e o brasileiro “Última Parada -174” – mostram parte dos avanços conquistado pelo cinema latino-americano.

O debate abordará o aspecto histórico do nosso cinema, a partir do movimento Cinema Novo, relacionando a representação das classes populares à formação da identidade do cinema produzido nos países da América Latina.

O entendimento dos próprios conflitos que surgem a partir desta abordagem da identidade, e o sentido à política que o cinema vem construindo, recorrerá aos conceitos explorados nos seguintes blocos: “Questões de Identidade: O Cinema e a Representação das Classes Populares na América Latina”, “O Cinema Novo no Brasil e na América Latina”, “Do Cinema Novo à Retomada – Políticas Públicas e Estratégias de Produção” e “As Recentes Produções Cinematográficas na América Latina”.

Questionar a evolução da linguagem cinematográfica, expondo as questões políticas inseridas nas temáticas, os estilos e as dificuldades de produção enfrentadas nos diferentes países do continente é um dos objetivos deste encontro que reunirá acadêmicos da comunicação, teóricos e diretores de cinema, estudantes e cinéfilos.

Debate Cinema na América Latina, com:

  • Cacá Diegues
  • Philippe Barcinski
  • Thomas Farkas
  • Waldenyr Caldas
  • Rubens Machado

Terça-feira, dia 11 de março de 2009
Horário: às 19h30
Memorial da América Latina/ biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Telefone: (11) 3823-4600
Quanto: entrada franca

Do Memorial da América Latina