Memorial promove seminário sobre liberdade de imprensa

No total são oferecidas 100 vagas; inscrições são gratuitas

ter, 06/04/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina promove entre a partir de quarta, 7, até sexta-feira, 9, o seminário “Liberdade de Imprensa e Democracia na América Latina”. O evento discutirá formas sutis de controle de imprensa pelo Estado no subcontinente, como a censura judicial, o direcionamento partidário ou ideológico da publicidade oficial, a manipulação política na concessão de exploração de frequências de rádio e TV, controle direto de veículos de comunicação e o protagonismo presidencial, entre outros assuntos.

Os curadores desta iniciativa são os jornalistas Eugênio Bucci e Carlos Eduardo Lins da Silva. Há mais de 20 anos sem ditaduras nem golpes de Estado bem sucedidos, a América Latina tem sido uma região em que a democracia vem se solidificando, apesar de alguns percalços. No entanto, a liberdade de imprensa ainda tem sido ameaçada, embora não pelos meios “clássicos” e ostensivos, tão comuns nos regimes autoritários do passado.

Programação

Quarta-feira, 7
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
19 horas – Abertura
19h15 – Painel: Formas de controle da imprensa pelo Estado
Moderador: Carlos Eduardo Lins da Silva
Participantes: Eugênio Bucci (Universidade de São Paulo-USP), Venício Lima (Universidade de Brasília-UnB) e Liza Shepard (National Public Radio-NPR, EUA) 

Quinta-feira, 8
Local: Anexo dos Congressistas
10 horas – Painel: Mídia, Estado e Crise de Representatividade
Moderador: Eduardo Farsetti
Participantes: Eliseo Verón (Universidad de San Andrés, Angentina), José Eduardo Faria (Universidade de São Paulo -USP) e Fabio Wanderley Reis (Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG)
13 horas – Intervalo
15 horas – Painel: Formas de censura
Moderador: Eugênio Bucci
Participantes: Joaquim Falcão (Fundação Getúlio Vargas-FGV, RJ) e José Roberto Whitaker Penteado (Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM, SP)

Sexta-feira, 9
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
17 horas – Conferência: Mídia e democracia
Presidência da mesa: Adolpho José Melfi
Palestrante: Carlos Ayres Britto (Ministro do Supremo Tribunal Federal)
Debatedores: Dalmo de Abreu Dallari (Universidade de São Paulo – USP) e Alberto Dines (Jornalista – Observatório da Imprensa)

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir das 17 horas desta quarta-feira, 7, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita (local do primeiro painel). Vagas limitadas (100). Lotação do auditório por ordem de chegada dos inscritos.

É necessário levar a ficha de inscrição preenchida. Clique aqui para baixar o formulário de inscrição. Serão concedidos certificados aos alunos com presença nos três dias de seminário.

Para obter mais informações, envie um e-mail para cursos@memorial.sp.gov.br ou ligue para (11) 3823 4780 ou ainda envie um fax para (11) 3823 4798.

Do Memorial da América Latina