Memorial prepara-se para receber o Anima Mundi 2007

O Auditório Simón Bolívar está sendo preparado para receber milhares de pessoas interessadas em conhecer o melhor da animação mundial

ter, 26/06/2007 - 7h01 | Do Portal do Governo

O Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, está sendo preparado para receber milhares de pessoas interessadas em conhecer o melhor da animação mundial. Entre a platéia A e B será construída uma divisória de madeira, que, como nos dois anos anteriores, produzirá isolamento acústico perfeito. Com isso, teremos duas grandes salas de cinema: a sala 1 terá capacidade de 876 pessoas e a sala 2, 733 pessoas.

Ainda será construída uma terceira sala digital, na saída do auditório. No foyer do Simón Bolívar de 1.500 m2 serão montadas as diversas oficinas que tradicionalmente são muito procuradas. A área externa do auditório será tomada por uma tenda gigantesca, onde expositores oferecerão os mais diversos equipamentos e serviços ligados à arte da animação.

Vem aí o Anima Mundi 2007 – 15° Festival Internacional de Animação do Brasil. O maior evento do gênero realizado nas Américas vai exibir filmes produzidos no Brasil e em outros 41 países. No Memorial o Anima Mundi acontece de 11 a 15 de julho. (No Rio de Janeiro, começa antes: de 29 de junho a 8 de julho) . Para participar da histórica 15ª edição do festival, foram inscritos 1.228 títulos. Desses, 368 foram selecionados para compor a programação.

As concorridas sessões do Anima Mundi são a parte mais vistosa do festival, mas não são a única atração. Já se tornaram tradição encontros produtivos como os do Estúdio Aberto, onde os participantes passam de espectadores a criadores em oficinas de massinha de modelar, pixilation, desenho animado em 2D e outras técnicas. Ou o workshop profissional, que, este ano, com o tema Criação de Personagens Verossímeis em Animação, será coordenado por Mark Walsh, supervisor de animação dos estúdios Pixar (leia-se Procurando Nemo, Vida de Inseto, Os Incríveis, Monstros S.A.).

“Apostamos na diversidade, no respeito pela expressão do outro. No Anima Mundi encontra-se a produção de todo mundo, todo mundo mesmo, até do espectador, que vê o resultado do que criou e de certa forma se realiza no Estúdio Aberto”, conta Marcos Magalhães, diretor do Anima Mundi ao lado de Aida Queiroz, César Coelho e Léa Zagury. A aposta do quarteto num festival nasceu como fruto da paixão de cada um pelo universo da animação. Paixão que, desde a primeira edição, em 1993, foi plenamente correspondida pelo espectador.

“Sempre nos preocupamos com formação de público. A animação é de entendimento imediato, oferece piadas sutis, novas linguagens, a rapidez com que atinge o público é incrível. O resultado é que, desde o primeiro ano não demos um passo atrás. Tanto em termos de títulos oferecidos quanto de público”, conta Aida Queiroz. Uma das evidências da evolução do festival é a presença, a cada ano, de países estreantes. Em 2007 chegam produções do Egito, o curta Had Tany, de Rahmy Saleh, e da Tailândia, o longa Khan Kluay, de Kompin Kemgumnird.

A marca da 15ª edição levou os organizadores do Festival a promover uma homenagem especial a Norman McLaren (Escócia, 1914 – Canadá, 1987). Realizador de destaque entre os nomes que revolucionaram as técnicas de animação, McLaren fundou o departamento de animação do National Film Board, no Canadá, uma das grandes referências internacionais no gênero. Em 1981, Marcos Magalhães, logo após concluir seu curta Meow! (premiado no ano seguinte no Festival de Cannes) ganhou uma bolsa de estudos na instituição e recebeu preciosos conselhos do mestre escocês ao fazer seu filme Animando.

De volta do Canadá, Marcos rodou capitais brasileiras como um dos instrutores de um curso de técnicas de animação que contou com, entre outros alunos, Aida, César e Léa. Deu no que deu. “Nós quatro somos provenientes deste acordo entre Brasil e Canadá. Surgiu, agora, a oportunidade de homenagearmos Norman McLaren da melhor forma, que é exibindo a obra dele”, diz César Coelho.

Nomes de peso como os do norte-americano Bill Plympton ou do russo Alexander Petrov são freqüentes na programação do Anima Mundi. Este ano, Plympton, que em 2006 compareceu com o curta indicado ao Oscar Guide Dog, vai exibir Weird Al Yankovic ‘Don’t Download This Song’ e Shut Eye Hotel. Petrov, autor de O Velho e o Mar, um clássico já exibido no festival, volta à grade com o curta Moya Lyubov (My Love).

Ao lado dos medalhões, novos realizadores aparecem em mostras como a Futuro Animador, dedicada a crianças e jovens, a Animação em Curso, com filmes realizados em escolas de animação nacionais e estrangeiras, e na programação dedicada à produção do Anima Escola, projeto de capacitação desenvolvido com estudantes há cinco anos. Tem muito mais.

Na programação Papo Animado, de conversa com realizadores e exibição de filmes, o baile de debutantes do Anima Mundi receberá convidados como o canadense John Weldon (vencedor do Oscar por Special Delivery), o brasileiro Alê Abreu, que apresentará em primeira mão no festival o seu primeiro longa, Garoto Cósmico, e o premiado Mikhail Aldashin, diretor da Pilot Films, o mais prestigiado estúdio da Rússia. Com vigor de garoto e prestígio de gente grande, o Anima Mundi quer comemorar 15 anos com você também.

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina

(R.A.)