Memorial oferece atrações para crianças e adultos neste feriado

Circo Zanni e Banda Jovem do Estado são algumas das atrações do feriadão de 12 de Outubro

ter, 09/10/2007 - 16h37 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina fica aberto durante todos os dias do feriado, com atrações para todas as idades. Para as crianças, o Circo Zanni, com lona montada no Memorial, oferece sessão extra no dia 12. E a temporada se encerra no dia 14. Quem não viu ainda deve correr.

Na sexta e no sábado, as sessões do Circo Zanni ocorrem às 17h e às 20h30. E no domingo, último dia de apresentações, às 11h e 17h. Os preços são 20 e 10 reais. Quem vem ao circo deve aproveitar para conhecer o Memorial. Veja abaixo os destaques da programação.

No domingo, dia 14, haverá um concerto gratuito da Banda Jovem do Estado, formada por 70 músicos bolsistas do Centro Tom Jobim, com a direção artística da Maestrina Mônica Giardini. Neste mês, a Banda homenageia o Dixieland, o tradicional gênero jazz americano, em apresentação em que recebe a participação especial da Swiss College Dixie Band. O espetáculo, que contará com algumas das músicas mais conhecidas do gênero, como Bourbon Street, Alexander’s Ragtime Band, Sweet Georgia Brown, Hello, Dolly, será no Auditório Simón Bolívar. 

Passeando pelo Memorial, há ótimas opções na área das artes plásticas. Na Galeria Marta Traba, o visitante pode conferir a exposição MIRADA – Latino-americanos do MAC USP no Memorial. Como o nome diz, a exposição é composta de 36 obras de artistas latino-americanos do acervo do MAC USP. Estão expostas obras de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Nemésio Antúnez, Wilfredo Lam, Jesús Rafael Soto e Leonilson, entre outros.

Na entrada do Portão 1, está a obra Etnias – Do Primeiro e Sempre Brasil , criada por Maria Bonomi. São painéis e tótens de argila, bronze e alumínio que representam personagens, moradias, instrumentos, utensílios, armas, símbolos rituais, padrões, vestimentas em alto e baixo relevo contam a história dos índios, da pré-história até hoje. Espelhos laterais e iluminação cênica fazem o visitante interagir com a obra (inaugurada a 1ª fase).

Além disso, vale uma visita ao Pavilhão da Criatividade, que abriga uma coleção de cerca de 4.000 peças de arte popular latino-americana. O acervo é único no país. Trajes típicos, máscaras, estandartes, instrumentos musicais, objetos de adorno e de uso cotidiano, obras em argila, madeira, esculturas em ferro, brinquedos, adereços religiosos e profanos, entre muitas outras peças – testemunho eloqüente da criatividade popular – compõem a coleção do Memorial da América Latina.

O Memorial conta ainda com a Biblioteca Latino-americana Victor Civita e o Salão de Atos – onde o visitante pode apreciar painéis de Portinari, Poty e Carybé. A visita ao conjunto arquitetônico – criado por Oscar Niemeyer – é gratuita.

 SERVIÇO

Memorial da América Latina

De terça a domingo, das 9h às 18h (inclusive no feriados)

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – ao lado do metrô

Entrada franca.

[Para os espetáculos do circo, ingressos a 20 e 10 reais]

Telefone: (11) 3823-4600

Do Memorial da América Latina

(I.P.)