Memorial lança Revista Nossa América na Livraria Cultura

Nesta edição, o escritor Mário Benedetti concede entrevista ao espanhol Adolfo Montejo Najas

qua, 12/11/2008 - 15h04 | Do Portal do Governo

A 31ª edição da Revista Nossa América, publicação trimestral do Memorial da América Latina, será lançada no dia 25 de novembro, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, com palestra do geógrafo e professor da USP Wanderley M. da Costa, agraciado com o prêmio Jabuti 2008 pelo livro “Dimensões Humanas da Biosfera-Atmosfera da Amazônia”, na categoria ciências naturais e ciências da saúde

Ele é autor do artigo “As várias faces da Amazônia”, publicado na revista. No artigo e na palestra, intitulada “Amazônia Sul-Americana”, Costa discorre sobre como fica a região em tempos de globalização.

Além do artigo de Wanderley M. da Costa, a Nossa América traz também a Amazônia vista pelos olhos de um dos maiores fotógrafos brasileiros: Araquém Alcântara, que tem mais de 30 livros publicados.

Nesta edição, o escritor uruguaio Mário Benedetti – que passou por uma longa fase de hospitalização, mas está recuperado aos 88 anos – concede uma entrevista ao intelectual espanhol Adolfo Montejo Najas. Na entrevista, Benedetti fala, entre outras coisas, do seu romance “A Trégua” e, poeta que é, do hábito de escrever haicais (poemas em três versos e rigorosa métrica). “Esse rigor me impressionou e faz com que cada haicai seja completo, é uma obra em si”, disse o uruguaio.

Já o escritor cubano Edmundo Desnoes, cuja obra de maior importância “Memórias do Subdesenvolvimento” foi publicada no Brasil pela primeira vez este ano pelo Memorial da América Latina, faz uma reflexão sobre o seu fazer literário. Revolução Cubana, a Cuba atual e sua vida em Nova York são temas do artigo escrito por ele especialmente para a revista.

Ainda na seção de literatura, o jornalista e sociólogo Reynaldo Damázio analisa o romance “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, aos 50 anos de sua publicação.

“Qual o papel das bienais nas artes plásticas?”. Esta é a pergunta que propõe Andrés Hernández, assessor técnico do Museus de Arte Moderna de São Paulo. Em outro artigo, a crítica argentina Cecília Fiel comenta o livro “Questões de Arte contemporânea”, da historiadora Elena Oliveras.

A edição traz um artigo sobre integração latino-americana do politólogo Carlos Romero, professor da Universidade Central da Venezuela e catedrático do módulo “Comércio e Desenvolvimento”, o terceiro da Cátedra Memorial da América Latina, uma parceria entre Memorial, USP, Unicamp e Unesp.

Há também uma entrevista com os historiadores Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez sobre seu novo livro, “História do Brasil”, em que revisitam a trajetória do país. Um poema do peruano Reynaldo Jiménez encerra a edição.

Serviço

Revista Nossa América – nº 31
Lançamento: 25 de novembro, terça-feira, às 19h
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2.073
Preço: R$ 8,00
Periodicidade: trimestral

Do Memorial da América Latina