Memorial lança Biblioteca Virtual da América Latina

A BV@L tem como objetivos disseminar informações e conhecimentos sobre a AL

qua, 04/02/2009 - 14h03 | Do Portal do Governo

O Memorial lança, no dia 13 de fevereiro, a BV@L – Biblioteca Virtual da América Latina (www.bvmemorial.fapesp.br), um projeto que vem sendo trabalhado há dois anos. A BV@L tem apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e utiliza a Tecnologia BVS da Bireme.OPAS.OMS. O lançamento acontece às 15h, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita do Memorial.

A BV@L tem como objetivos disseminar informações e conhecimentos sobre a América Latina, organizar e divulgar recursos de informação sobre a região e aplicar mecanismos qualificados de acesso, recuperação e disseminação da produção cultural, artística e técnico-científica gerada por atividades de ensino, pesquisa e extensão de instituições representativas na área.

A Biblioteca virtual utiliza diversos sistemas de buscas (simples, simultânea e avançada) e disponibiliza informações da coleção de vídeos e do acervo bibliográfico da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, incluindo links com publicações editadas pelo Memorial e digitalizadas para o portal.

“Trata-se de um espaço privilegiado para pesquisadores e interessados na temática latino-americana se aprofundarem na história, na cultura e no que acontece hoje na região sem sair de casa”, diz a coordenadora técnica do projeto, Márcia Rosetto. A seguir, um resumo sobre cada base de dados:

Acervo Bibliográfico da Biblioteca do Memorial

Contém mais de 25 mil registros do acervo especializado na área de humanidades e artes, em consonância com a missão do Memorial. O acervo é constituído de livros, periódicos, folhetos de arte, catálogos, recortes de jornais etc. Possui também a coleção do ILAM – Instituto Latino-americano – Coleção André Franco Montoro, doada ao Memorial, com cerca de 10 mil itens. É possível consulta no local.

Coleção de Vídeos da Biblioteca

Reúne os registros bibliográficos da coleção de vídeos disponível na Biblioteca do Memorial. São mais de 2.000 registros de vídeos de ficção e documentários da produção cinematográfica mundial e, principalmente, latino-americana, com destaque para as filmografias do Brasil, Argentina, Cuba e México. É possível consulta no local.

Coleção Produção Científica do Memorial

Reúne cerca de 200 registros das publicações editadas pelo Memorial, em consonância com a sua missão, que é promover a difusão cultural, política, econômica e social dos países da América Latina. As publicações que já estão no formato digital encontram-se ”linkadas” nos respectivos registros bibliográficos. É possível consulta no local.

Coleção Biblioteca Ayacucho

Registros bibliográficos da Coleção Biblioteca Ayacucho. Editada pela Venezuela desde 1974, é uma das principais coleções sobre a cultura latino-americana, elaborada por especialistas e autores renomados nas diferentes temáticas abordadas. É uma coleção clássica, que contempla obras sobre o passado e a contemporaneidade do legado cultural da região. É possível consulta no local.

Coleção Brasiliana

O acervo da Biblioteca, ao ser constituído, em 1989, ano da fundação do Memorial, contou com a inserção desta importante Coleção Brasiliana, quinta séria da Biblioteca Pedagógica publicada pela Editora Nacional, iniciada em 1931. Contempla ensaios sobre a formação histórica e social do Brasil, estudos de figuras nacionais e problemas brasileiros. É possível consulta no local.

Diretório de Países

Reúne informações sobre os países da América Latina. Contempla uma breve descrição sobre cada país destacado para integrar a biblioteca virtual, e relação de sites selecionados sobre Artes, Arquivos, Bibliotecas, Fundações, Governo, Instituições, Literatura, Museus, Publicações, Turismo, Universidades, entre outros, de cada país. Os registros dos sites estão indexados propiciando condições de busca na biblioteca virtual pelos paises e temas específicos.

Diretório de Sites

Sites selecionados sobre a América Latina. Contempla informações organizadas e indexadas sob temas previamente definidos, como Artes, Arquivos, Bibliotecas, Fundações, Governo, Instituições, Literatura, Museus, Publicações, Turismo, Universidades, entre outros, com foco na região latino-americana e de cada país relacionado no diretório existente no portal. Os registros dos sites estão indexados propiciando condições de busca na biblioteca virtual pelos paises e temas específicos.

Diretório de Eventos

Reúne os eventos promovidos pelo Memorial da América Latina. Contempla informações sobre os eventos desde a criação da Fundação, há 20 anos, em 1989, propiciando uma visualização geral das atividades realizadas sobre exposições, concertos, shows, mostras de filmes, lançamentos de publicações, cursos, oficinas, congressos, seminários, palestras, entre outros tipos de eventos e atividades. Os registros dos eventos estão indexados propiciando condições de busca na biblioteca virtual por nomes, datas, e temas específicos.

Serviço

Lançamento da BV@L – Biblioteca Virtual da América Latina
Sexta-feira, 13, às 15h
Memorial da América Latina/ Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Tel: (11) 3823-4797

Do Memorial da América Latina