Memorial: Independência da Bolívia será comemorada domingo

A festa começa a partir das 13h e tem entrada gratuita

sáb, 05/08/2006 - 13h50 | Do Portal do Governo

Os 181 anos de independência da Bolívia serão comemorados no domingo, dia 6, com grande festa no Memorial da América Latina.

Brasileiros e bolivianos que estiverem em São Paulo poderão assistir a apresentações de grupos folclóricos de música e dança, além de degustar as deliciosas salteñas, empanadas e outros pratos tradicionais da culinária do país vizinho.

Ao som de grupos de música inspirados na tradição de várias regiões do país, estarão presentes as cores, a textura, os movimentos que enriquecem a cultura boliviana, como as “Diabladas” e as “Morenadas”.

Desde a posse de Evo Morales na presidência deste país andino cujo nome homenageia Simón Bolívar, libertador de nações como Venezuela, Colômbia e Bolívia, entre outros, que o país tem estado em destaque na mídia e na política latino-americana.

Esta festa, organizada pelo seu consulado geral em São Paulo com o apoio do Memorial vem mostrar que a Bolívia é muito mais do que um grande produtor de gás natural.

O dia começa cedo, com celebrações e execução de hinos. Às 11h haverá a celebração de uma “missa creola”. Às 13h, tem início o festival folclórico, que acontecerá ao ar livre, na Praça Cívica do Memorial – onde fica a escultura “A Mão”, de Niemeyer. Os grupos são formados principalmente por bolivianos e descendentes que querem manter viva a cultura de várias regiões da Bolívia, como as Fraternidades Diana e a Sociedad Folclórica Boliviana, que cultivam passos e ritmos como as “caporales”, “cueca” e “cullwada”.

A luta do Bem contra o Mal

Em todas as manifestações culturais bolivianas, pode-se notar o sincretismo religioso, que mistura o cristianismo a ecos das culturas Inca e Aymara, como as Diabladas e Morenadas. Diabladas são danças sincréticas que simbolizam a luta do Bem contra o Mal. Seu epicentro é a cidade de Oruro, antiga região mineira, considerada a “capital folclórica da Bolívia”. Homens e mulheres fantasiam-se de “diabos”, com máscaras, chifres, capuz vermelho e saia, e executam coreografias que remetem à ancestral pugna contra figuras angelicais. Destacam-se os 7 “diablos” que representam os 7 pecados capitais. Nas minas de Oruro e Potosi, é muito popular a figura “del Tio”, um “diablo” para quem os mineiros fazem oferendas em busca de proteção.

As Morenadas também são muito populares na Bolívia e podem se misturar às Diabladas. Sua origem são as festas dos negros escravizados na época colonial. Os negros constituem uma minoria dentro do Estado boliviano e se concentram em torno de La Paz, a capital. Popularmente na Bolíva, as Morenadas se organizam da seguinte forma: um grupo de pessoas comuns consegue padrinhos para ajudá-las a obter tudo o que é necessário para a festa (roupas típicas, máscaras, matracas etc). Todos os participantes das Morenadas têm a obrigação de, no domingo de manhã, vestidos de traje social, apresentarem-se ao ar livre. Entre as encenações, há a representação do feitor com chicote na mão castigano escravos.

Estima-se que vivam em São Paulo em torno de 200 mil bolivianos.

Serviço:

Festa de Independência da Bolívia

Domingo, 6 de agosto

Shows a partir das 13h (às 11h haverá uma missa, seguida de celebrações)

Praça Cívica – Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)

Entrada franca.

Do site do Memorial