Memorial inaugura a exposição com santos latino-americanos

A exposição investiga o "espírito de Natal" para além das confraternizações

qua, 03/12/2008 - 12h02 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina abre a mostra Cenas Sacras, em 9 de dezembro. A exposição investiga o “espírito de Natal” para além das confraternizações e do artificialismo comercial desta época do ano. Cenas Sacras se conecta à religiosidade profunda das pessoas comuns, tão marcante na cultura dos países da América Latina. É o que fica claro no espaço cenográfico concebido pelas curadoras Maureen Bisilliat e Adriana Beretta no Pavilhão da Criatividade.

Serão expostos imagens e objetos sacros. Santas, santos e divindades não canônicas da crença popular: Gauchito Gil, Difunta Correa, Ceferino Namuncurá, São Longuinho, Santa Izildinha, São Simon, Padrinho Cícero; ex-votos de santuários nordestinos; anjos e diabos de santeiros paraguaios; uma cena natalina boliviana; Nossa Senhora Aparecida, a Virgem de Guadalupe e 24 imagens das padroeiras dos países latino-americanos são algumas das cenas sacras que, junto a um altar celebrando o Divino Espírito Santo, compõem esse mergulho na expressão religiosa da América Latina. Textos ilustrativos acompanham a exposição.

Conheça alguns dos destaques da exposição Cenas Sacras:

  • Insólita cena natalina (presépio) construída pela artista popular boliviana radicada em São Paulo Íris Davola Córdoba. Ela trouxe da Bolívia 70 Barbies (bonecas) e as vestiu ricamente com roupas típicas de todas as etnias de seu país. “As vestimentas dos camponeses José, Maria e do menino Jesus foram primorosamente confeccionadas”, diz Bisilliat.
  • Rostos de ex-votos esculpidos em madeira, cuja expressividade revelam a profunda ligação com o sagrado de quem os concebeu. Foram oferecidos como testemunho de gratidão em santuários como os de Juazeiro do Norte e Canindé (CE), Monte Santo e Igreja do Bonfim (BA).
  • As 24 padroeiras da América Latina, como Nossa Senhora Aparecida (Brasil), Nossa Senhora de Luján (Argentina), Nossa Senhora de Chiquinquirá (Colômbia), Nossa Senhora de Suyapa (Honduras), Nossa Senhora de Caacupé (Paraguia), Virgem dos Trinta e Três (Uruguai) e Nossa Senhora de Coromoto (Venezuela), entre outras. A Virgem Maria é uma personagem única mas plural, com muitos matizes e significados, por exemplo, na América Central e no México é indígena, no Caribe e Brasil, negra.
  • Nossa Senhora de Guadalupe (México) é considera a padroeira de toda a América Latina. Curiosamente, ela também é “cult” entre os low riders que atravessam o continente a partir dos EUA (esse movimento começou com os “chicanos” da Califórnia). Para a exposição, o motoqueiro brasileiro Antônio Carlos Batista Filho, o “Alemão Outra Vida”, emprestou algumas imagens.
  • Pirâmide de Santos, Anjos e Diabos: 200 pequenas imagens em madeira policromada, talhadas por Zenón Paez e Cándido Rodriguez, dois santeiros da aldeia de Tobatí, Departamento de la Cordillera, Paraguai.
  • Santos não-canônicos: retratos e réplicas de “iluminados”, “anjos”, “vítimas inocentes” e “pessoas de vidas erradas”, como Negrinho do Pastoreio, Gauchito Gil, Ceferino Namanducá, Difunta Correa etc.
  • Estandarte, altar, coroa e imagens do Divino Espírito Santos de São Luiz do Paraitinga.

Serviço

Exposição: CENAS SACRAS
Abertura: 9 de dezembro, às 19h
Período: 10 de dezembro a 8 de fevereiro
Terça a domingo, das 9 às 18h
Espaço de Exposições Temporárias – Pavilhão da Criatividade
Entrada franca
Telefone: 3823-4600

Da Fundação Memorial da América Latina