Memorial ganha pista de gelo, squash e arena digital durante a Virada Esportiva

Evento pretende incentivar a prática de esporte na Capital e garantir muita diversão aos paulistanos

sáb, 20/11/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O conjunto arquitetônico da Fundação Memorial da América Latina será um dos lugares de São Paulo que receberá a Virada Esportiva, maratona de esportes e atividades físicas que promete movimentar pelo menos 3,5 milhões de pessoas. O evento que acontecerá neste final de semana, 20 e 21, se espalhará por vários lugares da cidade. O Memorial terá pista de gelo, squash e beach soccer, entre outras atrações. Um destaque especial serão as tendas da Arena Digital, com Wi, PlayStation 3, Guitar Hero e jogos em PC.

Como o nome indica, a Virada Esportiva nasceu do conceito da Virada Cultural. O objetivo é oferecer à população 24 horas ininterruptas de atividades esportivas, recreativas e de lazer. Hoje, faz parte do calendário anual de eventos da cidade. A idéia é levar uma programação esportiva variada a todas as regiões da cidade, possibilitando que a população aproprie-se dos espaços públicos, praticando muita atividade física durante o final de semana. Um exemplo do benefício dessa iniciativa são as pesquisas que mostram que a criminalidade na cidade de São Paulo diminui em um final de semana de um evento como esse, evidenciando a força do esporte para superar problemas sociais.

Além das atividades do Memorial, a Virada Esportiva terá outras atrações, como esportes radicais no Vale do Anhangabaú, na Represa de Guarapiranga e no Parque da Independência, uma “viradinha” para crianças nos principais parques da cidade e até um animado campeonato de bombas e barrigadas na piscina do Pacaembu.

Com a Virada Esportiva, os paulistanos têm a oportunidade de conhecer melhor o esporte e a cidade onde vive podendo, a partir daí, adotar uma forma de vida mais saudável. Serão 36 horas de práticas de diversas modalidades. Criada em 2007, a Virada Esportiva é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e Prefeitura de São Paulo. O evento conta, também, com a presença das Subprefeituras, SP Turis e entidades parceiras. A cada edição, a organização supera o número de eventos e de pessoas beneficiadas pelo projeto. Em 2007 um milhão de pessoas participaram, em 2008 dois milhões e em 2009 três milhões. 

Serviço
Virada Esportiva no Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
Sábado e domingo, 20 e 21
Praça Cívica:
Pista de Gelo – Sábado:10h – 23h ; Domingo: 8h – 17h
Squash – Sábado: 10h – 23h; Domingo: 8h – 17h
Beach Soccer – Sábado: 10h – 23h; Domingo: 8h – 17h
Ruas de Brincar – Sábado: 10h – 23h ; Domingo: 8h – 17h
Tai Chi Chuan – Sábado: 10h – 23h; Domingo: 8h – 17h
Tênis na Virada (Patrícia Medrado) – Sábado: 10h – 23h; Domingo: 8h – 17h
Arena Digital:
Tenda Wii – Sábado: 10h – 23h; Domingo: 8h – 17h
Tenda PlayStation 3: Sábado -10h – 23h; Domingo: 8h – 17h
Tenda Guitar Hero: Sábado: 10h – 23h; Domingo: 8h – 17h
Tenda Jogos em PC: Sábado: 10h – 23h; Domingo: 8h – 17h

Do Memorial da América Latina