Memorial: Exposição destaca presença libanesa no Brasil

Exposição vai de 8 de junho a 7 de julho

qua, 31/05/2006 - 18h11 | Do Portal do Governo

Há 125 anos, a comunidade líbano-brasileira vem contribuindo com a história do Brasil. Incentivada pelo imperador D.Pedro II, quando visitou o Líbano, em 1876, a imigração libanesa iniciou-se oficialmente em 1880, com a chegada ao país dos primeiros libaneses, que se espalharam por diversos estados, do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Essa história é contada na exposição PRESENÇA LIBANESA NO BRASIL, que fica em cartaz 9 de junho a 7 de julho, na Biblioteca Latino-americana Victor Civita, no Memorial da América Latina.

A mostra, que tem coordenação de Lody Brais, é composta por documentos históricos, fotografias, livros de autores como o professor Aziz Ab’Sáber e o escritor amazonense Milton Hatoum, objetos pessoais do campeão de Fórmula Indy Tony Kanaan e esculturas de Cláudio Aun e de Odete Eid, demonstrando a importância das atividades e trajetória dos imigrantes libaneses e seus descendentes no Brasil.

Dentre os destaques, haverá uma exposição fotográfica das expedições do navegador Amyr Klink, painéis fotográficos sobre a reconstrução de Beirute e a mais completa coleção de selos do Líbano no Brasil, que tem apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A abertura da exposição ocorre no dia 8 de junho, às 20h, com o lançamento do livro “ABC do Mundo Árabe”, de Paulo Daniel Farah, professor doutor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A vernissage contará também com a apresentação do coral do Clube Atlético Monte Líbano.

Serviço

Exposição – Presença Libanesa no Brasil

De 9 de junho a 7 de julho

Horário: de terça a sexta, das 9h às 18h, e sábados das 09h às 15h.

Entrada Franca

Biblioteca Latino-americana Victor Civita – Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)

Entrada pelos portões 1 e 5

Informações: (11) 3823-4600

Do Memorial da América Latina