Memorial: Ex-presidentes participam do IV Encontro de Biarritz

Evento será realizado nos dia 1 e 2 de junho

ter, 30/05/2006 - 19h39 | Do Portal do Governo

A Fundação Memorial da América Latina será sede, nos próximos dias 1 e 2 de junho, do IV Encontro do Grupo de Biarritz, do qual participam ex-presidentes de vários países, entre outras autoridades. Sob o tema “Movimentos Sociais, Partidarismo e Governabilidade na América Latina”,  o evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de São Paulo, do Governo Estadual,  do Centre de Management Europe – Amérique Latine (CMEAL) e da Corporação Escenarios de Colômbia, além do Memorial.

O Grupo de Biarritz surgiu a partir do Foro de Biarritz, evento mais amplo e aberto, que este ano  ocorrerá nos dias 5 e 6 de outubro, na própria Biarritz, cidade francesa que desde o início apóia essa iniciativa.

O Grupo de Biarritz

No ano de 2003, com o apoio de importantes empresas européias e latino-americanas e  da emblemática cidade de Biarritz (França), foi constituído o Grupo de Biarritz, integrado por destacados dirigentes dos dois continentes, cujo propósito fundamental é abordar os temas relacionados com a evolução da governabilidade na América Latina. O primeiro Encontro  realizou-se na própria cidade de Biarritz no ano de 2003.

No ano de 2004, a República Dominicana serviu de país anfitrião do II Encontro por convite do presidente da República, Leonel Fernández. No ano de 2005, a cidade de Bogotá (Colômbia) foi sede do III Encontro e reuniu um número importante de personalidades que fizeram aportes substanciais para o enriquecimento do tema da governabilidade e suas implicações com o regime de partidos, o modelo de desenvolvimento e as novas patologias globais. 

Entre os participantes confirmados no Memorial da América Latina estão o ex-presidente de Portugual, Mário Soares; Cuauthémoc Cárdenas, ex-governador do México D. F., Ernesto Pérez Balladares, ex-presidente do Panamá, Valentin Paniagua, ex-presidente do Peru, Eduardo Duhalde, ex-presidente da Argentina, Jaime Paz Zamora, ex-presidente da Bolívia e Patrício Aylwin Azocar, ex-presidente do Chile. Ex-ministros e presidentes de organismos multilaterais também virão ao IV Encontro de Biarritz.

O Foro de Biarritz

O evento “Encontros Europa-América Latina” foi criado em 2000 pelo Centro de Management Europa-América Latina (CMEAL), na cidade de Biarritz, França. O CMEAL surgiu em 1998 para criar uma ponte entre a Europa e a América Latina, com a finalidade de favorecer e acompanhar esses intercâmbios.

Funcionando segundo o conceito de organização em rede, com uma sede em Biarritz, o CMEAL se inspira nos princípios de reciprocidade dos serviços prestados às empresas e coletividades públicas da Europa e da América Latina e desenvolve relações em todos os níveis: político, econômico, comercial, social.

O evento se transformou rapidamente em um movimento privilegiado de intercâmbios e de reflexões onde se reúnem personalidades e instituições políticas, econômicas, universitárias, e meios de comunicação em torno de temas da atualidade que afetam a Europa e América Latina.  

Depois de três reuniões em Biarritz (2000, 2001 e 2002) adotou-se o princípio de alternância geográfica para a celebração do evento. Pela primeira vez, em 2003, ele foi celebrado na América Latina, no Vale de Bravo, organizado pelo Governo do México.

  Esta reunião contou com a presença do Presidente Mexicano Vicente Fox e com a participação de mais de 1500 personalidades, entre políticos, empresários, acadêmicos, estudantes e mais de 300 jornalistas nacionais e internacionais. 

Em 2004 o nome “Encontros Europa-América Latina” foi alterado para “Foro de Biarritz”. A quinta edição aconteceu novamente em Biarritz, de acordo com o princípio de alternância geográfica do evento.

O 6° Foro de Biarritz se deu em Bogotá em 2005, Colômbia, organizado com a Prefeitura de Bogotá e Corporação Palcos. O evento contou com a participação do Sr. Álvaro Uribe, Presidente da República recém reeleito. 

Do Memorial da América Latina