Memorial: Encontro musical homenageia jornalista italiano morto no Iraque

Evento acontece na terça-feira, 22

dom, 13/08/2006 - 12h05 | Do Portal do Governo

O Coro Cantosospeso, de Milão, Itália, mais o Coral Luther King, de São Paulo, acompanhados pela Orquestra de Câmara do Teatro Municipal de São Paulo, executarão pela primeira vez nas Américas o “Miserere nº 2 in do minore”, do compositor G. B. Perlolesi. Também tocarão a “Cantata nº 4, “Christ Lag in Todesbanden”, de J. S. Bach. Este “concerto pela paz, pelos direitos humanos e contra todas as guerras” será realizado no foyer do Auditório Simón Bolíva in memoriam ao jornalista italiano Elzo Baldoni, vítima dos horrores da Guerra do Iraque, no dia 22 de agosto, às 20h00, com entrada fraca.

A direção artística é de Martinho Lutero, maestro ítalo-brasileiro radicado em Milão. Além do Memorial, o evento conta com o patrocínio do Assessorato alla Cultura della Provincia di Milano e da Comunidade Coral Luther King. O grupo italiano faz uma excursão por várias cidades brasileiras. Eles também passarão uns dias numa aldeia Kraó na região amazônica – após pesquisa, Cantosospeso incluiu em seu repertório cantos tradicionais Kraó.

Criada em 1987, a Associação Cultural Cantosospeso (Canto Suspenso) desenvolve um trabalho no campo da pesquisa e desenvolvimento de repertório coral extra-europeu e de preservação de cantos de povos sufocados pelo “progresso”, pelo colonialismo cultural ou pelas rígidas leis do mercado. Seu objetivo é dar voz, tempo e espaço à preservação da memória de tais culturas e manter vivas as diversas maneiras de pensar no mundo e de pensar o mundo.

Da sua fundação até hoje realizou mais de trezentos concêrtos nas principais cidades italianas e participou de importantes tournees artísticas:

* Brasil (1994) apresentando-se em 13 concêrtos,um dos quais a Abertura do Festival de Música Contemporânea de São Paulo

* Burkina Faso – África (1996) primeiro coro italiano a se apresentar numa aldeia africana

* Cuba (1997) participando no Festival Internacional de Coros de Santiago, e ainda mais 10 concertos cruzando toda a Ilha.

“Concerto pela paz e pelos direitos humanos e contra todas as guerras”

Coro Cantosospeso

Coral Luther King

Orquestra de Câmara do Teatro Municipal de São Paulo

Serviço

Local: Saguão do Auditório Simón Bolívar

Data: 22 de agosto

Horário: 20h00

ENTRADA FRANCA

Do Memorial da América Latina