Memorial é opção cultural no feriadão

A visita ao conjunto arquitetônico criado por Oscar Niemeyer é gratuita e os espetáculos têm preços populares

qui, 06/09/2007 - 14h23 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina fica aberto durante o feriado de 7 de setembro com atrações variadas para o público. A visita ao conjunto arquitetônico –  criado por Oscar Niemeyer – é gratuita e os espetáculos têm preços populares. Veja abaixo os destaques da programação.Para quem gosta de teatro, a opção é a peça “Pequenos Crimes Conjugais”, que encerra turnê em São Paulo aqui no Memorial. Com preços populares (20 e 10 reais), o espetáculo com Maria Fernanda Cândido e Petrônio Gontijo faz minitemporada no Memorial da América Latina nos dias 7, 8 e 9 de setembro.

Para as crianças, o opção é o Circo Zanni, que tem sessões especiais nesta sexta, dia 7: às 11h e ás 17h. No sábado as sessões são às 17h e 20h30 e, no domingo, às 11h e 17h. Os preços são 20 e 10 reais.

Passeando pelo Memorial, há duas boas opções de artes plásticas. Na Galeria Marta Traba, o visitante pode conferir os últimos dias da exposição Ut Pictura Diversitas, que reúne 20 artistas contemporâneos. Nomes de relevo como José Roberto Aguilar, Tuneu, Gil Vicente, Paulo Pasta expões suas pinturas. A entrada é gratuita.

Na entrada do Portão 1, está a obra Etnias – Do Primeiro e Sempre Brasil , criada por Maria Bonomi. São painéis e tótens de argila, bronze e alumínio que representam personagens, moradias, instrumentos, utensílios, armas, símbolos rituais, padrões, vestimentas em alto e baixo relevo contam a história dos índios, da pré-história até hoje. Espelhos laterais e iluminação cênica fazem o visitante interagir com a obra (inaugurada a 1ª fase).

Além disso, vale uma visita ao Pavilhão da Criatividade, que abriga uma coleção de cerca de 4.000 peças de arte popular latino-americana. O acervo é único no país. Trajes típicos, máscaras, estandartes, instrumentos musicais, objetos de adorno e de uso cotidiano, obras em argila, madeira, esculturas em ferro, brinquedos, adereços religiosos e profanos, entre muitas outras peças – testemunho eloqüente da criatividade popular – compõem a coleção do Memorial da América Latina.

Serviço:

Memorial da América Latina

De terça a domingo, das 9h às 18h (inclusive no feriados)

Av. Auro Soares de Moura Adrade, 664, Barra Funda – ao lado do metrô

Entrada franca.

Para os espetáculos, verificar o preço

Telefone: (11) 3823-4600

Do Memorial da América Latina

(I.P.)